Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CUP QUIZ: O USO DAS TICS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALISON PEREIRA BATISTA, ANDRÉ QUINTILIANO BEZERRA SILVA, INGRID PATRICIA BARBOSA DE OLIVEIRA

Última alteração: 2015-06-02

Resumo


Este texto objetiva problematizar as potencialidades de aplicativos para a Educação Física e relatar a produção de um material didático, sob a forma de aplicativo. O estudo foi descritivo de abordagem qualitativa. Utilizamos uma metodologia de trabalho da área de Informática, denominada Extreme Programming. O aplicativo educacional CUP QUIZ foi produzido e disponibilizado gratuitamente, na internet, a partir de março/2015, para download, experimentação e avaliação de professores de Educação Física de todo o Brasil. Consideramos como principal contribuição deste recurso educacional a sua capacidade de adaptação às particularidades territoriais e pedagógicas dos professores e alunos, como adicionar e excluir questões, modificar o tempo das respostas e o sistema de pontuação.

Palavras-chave


TICs; Material Didático; Educação Física

Referências


ASMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BIANCHI, P; PIRES, G. L.; VANZIN, T. As Tecnologias de Informação e Comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, v. 9, n. 2, p. 56 – 75, jul/dez. 2008.
BRASIL. PCN’S + Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. SEEB; Brasília, 2002.
CANDAU, V. M. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola. In: CANDAU, V. M. (Org). Reinventar a escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
DARIDO, S. C; IMPOLCETTO, F. M; BARROSO, A. L. R; RODRIGUES, H. A. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz, v.16, n.2, p.450-457, 2010.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Apostilha (Curso Técnico de Formação para Funcionários em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, 2007.
FRANCO, L. C. P. Jogos digitais educacionais nas aulas de educação física: Olympia, um videogame sobre os Jogos Olímpicos. 2014. 165 f. Tese (Doutorado) – Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista/Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Rio Claro, 2014.
IMPOLCETTO, F. M. Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321 f. Tese (Doutorado) - Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista/Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Rio Claro, 2012.
KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Ana Maria Pessoa (Org). Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.
TELES, V. M. Extreme Programming: aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade. São Paulo: Novatec Editora, 2004.

Texto completo: PDF