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Crianças, infância e escolarização: tensões entre as culturas escolares e as culturas infantis... práticas de resistência
Última alteração: 2015-07-01
Resumo
Este estudo discute as concepções de crianças, infância e escolarização de professores e coordenador de turno de uma escola em Vitória/ES. O método cientifico utilizado foi o estudo de caso etnográfico, para coleta de dados utilizamos: observações, entrevistas e narrativas. Concluímos que as concepções ganham sentidos distintos conforme os espaços ocupados pelos praticantes do cotidiano escolar.
Palavras-chave
ensino fundamental de nove anos; cotidiano escolar; práticas de resistência
Referências
CERTEAU, B. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Ed.14. Petrópolis, Rio de Janeiro: 1994.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa, tomo 1. Papirus: Campinas, São Paulo. 1994.
SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, N; CARVALHO, M. P; VILELA, R.A.T. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 137–179.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa, tomo 1. Papirus: Campinas, São Paulo. 1994.
SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, N; CARVALHO, M. P; VILELA, R.A.T. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 137–179.
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