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SOBRE “AQUELES QUE ESCAPAM”... OU EVIDÊNCIAS DA HABILIDADE CORPORAL COMO FATOR DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Liane Aparecida Roveran Uchoga, Helena Altmann

Última alteração: 2015-06-09

Resumo


Este trabalho traz reflexões sobre o lugar que as habilidades corporais têm no processo de participação meninos e meninas na educação física escolar. Os dados são parte de uma pesquisa de Mestrado e foram obtidos através de observação etnográfica e entrevistas com os discentes em duas escolas estaduais do interior de São Paulo no período de cinco meses de 2010. Neste estudo “aqueles que escapam” foram destacados pelos meninos que não queriam jogar futebol nas aulas e pelas meninas que apresentavam habilidades corporais nas atividades da educação física. Para eles o que estava em jogo era não só a exposição da própria habilidade, mas também sua sexualidade. Já para elas, a habilidade corporal permitiu que transitassem entre as práticas consideradas masculinas.

Palavras-chave


Relações de gênero; Educação física escolar; Empoderamento

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