Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROJETO PRÉ-ENEM 2014: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO MODELO LÚIS EDUARDO MAGALHÃES/ JACOBINA -BA
Gleiciane Silva Lacerda, Andressa Oliveira Araújo, Maria da Conceição Veloso dos Santos Marinho

Última alteração: 2015-07-06

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/ Campus IV) tem como subprojeto “Escola como Espaço da Cultura Corporal na Cidade de Jacobina-BA” atuando no Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. As intervenções têm por base, a pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2008) e no âmbito da Educação Física a abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Um dos projetos realizados pela escola anualmente é o Pré-ENEM que se constitui em uma semana preparatória ao ENEM, com finalidade de ampliar os conhecimentos dos estudantes para a realização do exame e dos vestibulares, envolvendo todas as áreas de conhecimentos com atividades diferenciadas, palestras, simulados, mesas redondas, momentos de discussão para sanar possíveis dúvidas. Tem o objetivo de dialogar com os estudantes sobre os conteúdos da Educação Física presentes no Exame Nacional do Ensino Médio permitindo uma reflexão das contribuições deste componente curricular na formação.

Palavras-chave


PIBID; ENEM; educação física

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologias do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
FERNANDES, A.; RODRIGUES, H. A.; NARDON, T. A. A inserção dos conteúdos de Educação Física no ENEM: entre a valorização do componente curricular e as contradições da democracia. Motrivivência, Santa Catarina, n. 40, p. 13-24, junho 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores associados, 2008.

Texto completo: PDF