Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES
Eliene Lopes Lopes Faria, Jose Alfredo O. Debortoli, Juliana Araujo de Paula, Natália Martins Carneiro

Última alteração: 2015-07-06

Resumo


Este texto aborda os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como o tema da aprendizagem é tratado teoricamente e nas propostas de ensino da Educação Física brasileira. Produzida de uma revisão bibliográfica, o estudo desvelou a hegemonia na área das noções de aprendizagem como desenvolvimento, socialização e transmissão de representações.

Palavras-chave


Educação Física; Aprendizagem; Conhecimento; Escola

Referências


BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
TANI, G. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Ed. da USP, 1988.
INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. New York: Routledge, 2000.
INGOLD, Tim. From the transmission of representations to the education of attention. In: WHITEHOUSE, Harvey. The debated mind: evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Berg, 2001.
INGOLD, Thin. Beyond art and technology: the anthropology of skill. In: SCHIFFER, M. B. Anthropological perspectives on technology. Albuquerque (NM): University of New Mexico Press, 2001.
LAVE, Jean; WENGER, Etiene. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.
LAVE, Jean. The practice of learnig. In: CHAIKLIN, S.; LAVE, J. Understanding practice: perspectives on activity and context. Nova York: Cambridge University Press, 1993.
LAVE, J. 1996. The politics of learning in everyday life. IN: ICOS Seminars, 1999.
LIBANEO, J. C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
MERLEAU-PONTY, M. Phanomenologie der Wahrnehmung. Berlin: W DE G, 1966.
SAVIANI, D. Pedagogia historico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Editores Associados, 1991.
PIAGET, J. The origins of intelligence in children. New York. Interactional Universities Press, 1952.

Texto completo: PDF