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PIBID e Estágio Curricular: Análise dos Trabalhos Publicados nos Anais do Conbrace/Conice (2011 e 2013)
Diana Martins Tigre, Augusto Cesar Rios Leiro

Última alteração: 2015-07-05

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa que propõe a discutir a formação de professores, tomando como referência o conjunto dos estudos socializados nos Anais dos Congressos Brasileiros de Ciência do Esporte e dos Congressos Internacionais de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE), realizados em 2011 e 2013, que elegeram o Estágio Curricular Supervisionado, o PIBID, ou ambos, como categorias teóricas substantivas. Decorre da necessidade de se aprofundar o debate relativo à formação de professores, notadamente de Educação Física. Justifica-se, ainda, pela importância de se repensar o Estágio Curricular, como espaço-tempo fundante do tornar-se professor, bem como pela chegada do programa de iniciação à docência, em curso no Brasil. A presente pesquisa evidenciou que, de 2011 a 2013, houve uma considerável ampliação dos trabalhos que versam sobre a experiência do PIBID e que se inserem no GTT5 - Escola, demonstrando que esta vivência formativa vem contribuindo para a produção do conhecimento dos futuros professores. O programa vem contribuindo para uma formação docente crítica e criativa do tornar-se professor e, ao lado do Estágio, vem privilegiando a escola como lócus de formação profissional e produção do saber docente.

Palavras-chave


Pibid; estágio curricular; conbrace/conice.

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