Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O LAZER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM O PRONATEC
Ana Paula Pereira, Aldair José Oliveira, Ricardo Ruffoni, Cassio Martins, Erik Imil Viana Farani, Marcia Moraes Soares, Nildamara Theodoro Torres, Ivan Alírio de Campos Rego

Última alteração: 2015-12-08

Resumo


O objetivo do trabalho é descrever a realidade de alunos do Ensino Médio (RJ) que também cursam o PRONATEC e relatam dificuldades em vivenciarem a dimensão do lazer em seus cotidianos. A metodologia é a Pesquisa-ação e o resultado alcançado é uma resignificação do discurso e dos espaços de lazer por meio de práticas como slackline, skate, badminton e lutas.

Palavras-chave


Lazer; Políticas Educacionais Porfissionalizantes; Pesquisa-ação

Referências


AMARAL, S. C. F. Políticas públicas de lazer: existe possibilidade de uma gestão participativa. In: PADILHA, V. (Org.). Dialética do lazer. São Paulo: Cortez, 2006.

BLACKSHAW, T. Leisure. London: Routledge. 2010.

BOURDIEU, P. A Distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
BOURDIEU, P. et al. The weight of the World: Social suffering in contemporary society. Standford, CA: Stanford University Press.
BRACHT, V. et al. Pesquisa em ação: educação Física na escola. 3. Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
BRAMHAN, P.; WAGG, S. The New Politics o Leisure and Pleasure. London: Palgrave macmillan. 2011.
BRASIL. MEC. PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. 2014.
BREWER, J. D. Ethnography. Great Britain: OPEN UNIVERSITY PRESS. 2009.
CASSIOLATO, M. M. M. C.; GARCIA, R. C. Pronatec: Múltiplos Arranjos e Ações para Ampliar o Acesso à Educação Profissional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA: Brasília, 2014.

GOMES, C. M.; REJOWSKI, MIRIAN. Lazer enquanto objeto de estudo científico: teses defendidas no Brasil. Licere, Belo Horizonte, v. 8, n.2, p. 9-28, 2005.

GOMES, L. C.; MELO, V. A. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento. v. 9, n. 1, p. 23-44, 2003.

HARRIS, D. Key Concepts in Leisure Studies. London: SAGE, 2008.

JACOMETTI, M. Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional. Educar, Curitiba, n. 32, p. 233-250, 2008.

KUENZER, A. Z. A Educação Profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educ. Soc., Campinas, vol. 21, n. 96 – Especial, p. 877-910, out. 2006.

KVALE, S.; BRINKMAN, S. Interviews: Learning the Craft of Qualitative Research Interviewing. London: SAGE, 2009.

MARCELINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MELO, Victor Andrade. ALVES JUNIOR, Edmundo Drummond. Introdução ao lazer. Barueri, SP: Editora Manole, 2003.

PEIXOTO, E. M. Os estudos do Lazer no Brasil: apropriação da obra de Marx e Engels. Movimento. v. 14, n. 3, p. 87-116, 2008.

PINTO, L. M. S. M. Formação de Educadores e Educadoras Para o Lazer: Saberes e Competências. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 22, n. 3, p. 53-71, 2001.

ROJEK, C.; SHAW, S.; VEAL, A.J. Introduction: Process and Context. In: ROJEK, C.; SHAW, S.;

RUSSELL, B. O Elogio ao Ócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

SILVA, D. A. M. et al. A importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SIVAN, A. Leisure and Education. In: ROJEK, C.; SHAW, S.; VEAL, A. J (Org.), A Handbook of Leisure Studies. United State, United Kingdom: Palgrave Macmillan, p. 433-447, 2006.

SPRACKLEN, K., TIMMINS, S., LONG, J. ‘Ethnographies of the imagined, the imaginary and the critically real: blackness, whiteness, the north of England and rugby league'. Leisure Studies, v. 29 n. 4, p. 397-414, 2010.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 16. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

VEAL. A. J. Research Methods for Leisure & Tourism: a practical guide. 4. Edition. England: Pearson Education Limited. 2011.

WERMELINGER, M.; MACHADO, M. H.; AMÂNCIO FILHO, A. Políticas de Educação Profissional: referências e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ.; Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 207-222, abr./jun. 2007.

WERNECK, C. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. UFMG; CELAR-DEF/UFMG, 2000.

Texto completo: PDF