Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO EM VALORES EM DIVERSOS CONTEÚDOS
Thaise Ramos Varnier, Rodrigo Marques, Otávio Tavares

Última alteração: 2015-07-02

Resumo


Objetiva analisar o ensino em valores nas aulas de Educação Física escolar. Caracteriza-se como pesquisa narrativa do tipo investigação-formação e tem como fontes entrevistas/narrativas dos professores atuantes no Espírito Santo. Os resultados mostram o ensino em valores em consonância com a realidade e traz possibilidades ao ampliá-lo para outros conteúdos.

Palavras-chave


valores; educação física; conteúdos

Referências


BARROSO, A; DARIDO, S. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/ UEM. Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2. trim. 2009.
BINDER, D. L. Olympic values education: evolution of a pedagogy. Educational Review. Birmingham, v. 64, n. 3, p. 275–302, agost. 2012.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n. 19, p. 20-28, jan-abr. 2002.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: [1.] artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artimed, 2000.
DaCOSTA, L. P. Valores e moral social no Brasil. 1989. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1989.
ENRICONE, D. Valores no processo educativo. Porto Alegre: Sagra-DC Wzzatto/ Edipucrs, 1992.
FREIRE, E. et al. A dimensão atitudinal nas aulas de educação física: conteúdos selecionados pelos professores. Revista da Educação Física/ UEM. Maringá, v. 21, n. 2, p. 223-235, 2. trim. 2010.
KNIJNIK, J.; TAVARES, O. Educating Copacabana: a critical analysis of the Second Half, an Olympic education program of Rio 2016. Educational Review, Birmingham, v. 64, p. 353-368, 2012.
LA TAILLE, Y.; MENIN, M S. Crise de valores ou valores em crise?. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
MATHIAS, B; SANTOS, W. Narrativas de infância na educação física: construindo possibilidades avaliativas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 6, 2014, Rio de Janeiro Anais... Rio de Janeiro, 2014.
MÜLLER, N. Olympic education: university lecture on the Olympics. Centre d’Estudis Olímpics (UAB) International Chair in Olympism (IOC -UAB), Barcelona. 2004.
PEREZ, C. Cotidiano: história(s), memória e narrativa: uma experiência de formação continuada de professoras alfabetizadoras. In: GARCIA, Regina Leite. (Org.). Pesquisa com o cotidiano. Petrópolis: DP&A, 2003.
SANMARTÍN, G. Valores sociales y deporte: la actividad física y el deporte como transmisores de valores sociales y personales. Madrid: Gymnos, 1995.
SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. Memórias discentes em educação física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 79-101, abr.-jun. 2013.
SANTOS, W. et al. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista da Educação. Física/UEM, v. 25, n. 4, p. 539-553, 4. trim. 2014.
SCHNEIDER, O.; BUENO, J. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento. Porto Aleghotre, vol. 11, n. 1, p. 23-46, Jan./abr. 2005.
SOUZA, E. A vida com as histórias de vida: apontamentos sobre pesquisa e formação. In: PERES, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.
___________. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A.; HETKOWSKI, T. (Org.). Memória e Formação de Professores. Salvador: EDUFBA, 2007.

Texto completo: PDF