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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA [NA NATUREZA] NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Humberto Inacio, Dayse Camara Cauper, Gleyson Gomes, Luzia Paula Silva, Caroline Castro, Lídia Ferreira Machado

Última alteração: 2015-07-02

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi identificar algumas possibilidades de inserção das práticas corporais de aventura na escola, bem como avaliar a ampliação de seu repertório de manifestações corporais somada às sensações e emoções obtidas pelos alunos durante a prática de tais atividades. A pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo e utilizou a observação participante, o diário de campo, registros iconográficos e a análise de documentos, como instrumentos para a coleta de dados. Os resultados obtidos nas análises evidenciaram que as sensações e emoções dos alunos correspondem, em geral, a percepções de liberdade, confiança e autonomia. Identificamos a existência de alguns limites, porém as análises mostram que as possibilidades de inserção foram bem maiores. Concluímos que metodologia proposta é adequada para a inserção das Práticas Corporais de Aventura na Natureza na escola

Palavras-chave


Práticas Corporais de aventura; Educação Física Escolar; Escola; Aventura

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