Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES COM A HERMENÊUTICA...
Angelica Madela, Jamile Dal Cin, Sara Both Rezende, Ricardo Rezer

Última alteração: 2015-07-16

Resumo


Este texto tem por objetivo abordar possíveis aproximações entre a formação de professores no campo da Educação Física (EF) e um referencial hermenêutico. No primeiro momento, apresentamos uma breve compreensão de hermenêutica. Em seguida, abordamos a questão da hermenêutica no processo de formação de professores e especificamente no campo da EF. Concluímos que levar a sério esta discussão na formação de professores de EF representa esforço complexo, na medida em que abrimos mão do conforto dos dogmas e pensamentos feitos, e mergulhamos na possibilidade de inflexão sobre os diferentes conhecimentos que entendemos como pertinentes para constituir um processo de formação docente no campo da EF.

Palavras-chave


Educação Física; Hermenêutica; Formação de professores

Referências


BERTICELLI, I. A. A origem normativa da prática educacional na linguagem. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
FENSTERSEIFER, P. E. Linguagem, hermenêutica e atividade epistemológica na Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 243-256, outubro/dezembro de 2009.
________. Educação Física: atividade epistemológica e objetivismo. Filosofia e Educação: Revista Digital do Paidéia, Campinas, v. 2, n. 2, p. 99-110, out. 2010.
GADAMER, H. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: São Francisco, 2007.
________. Uma conversa com Gadamer. Entrevista realizada por Raquel Abi-Sâmara. UERJ, 2001. Disponível em: . Acesso em: 13 de março de 2015.
HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LAWN, C. Compreendendo Gadamer. Petropolis: Vozes, 2007.
MENEZES, N. C. R. Pensamento complexo e hermenêutica filosófica: o ser docente. Dissertação. Mestrado – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc/Joaçaba, 2013.
PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 2011.
QUINTÃO DE ALMEIDA, F.; BRACHT, V.; VAZ, A. F. Classificações epistemológicas na educação física: redescrições... Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 241-263, out/dez de 2012.
RUEDELL, A. Hermenêutica. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 223-227.
________. Hermenêutica e ensino. In: POMMER, A.; FRAGA, P. D.; SCHNEIDER, P. R. (Orgs.). Filosofia e crítica. Festschrift dos 50 anos do curso de filosofia da Unijuí. Ijuí: Unijuí, 2007.

Texto completo: PDF