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CULTURA CORPORAL E LINGUAGEM: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Última alteração: 2015-07-05
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência de aprendizado no processo de formação de professores de Educação Física a partir da compreensão da área como uma construção histórica e cultural. Para me auxiliar na elaboração bem como na realização das aulas, tenho recorrido à Teoria da Enunciação que tem como principal autor Mikhail Bakhtin (2003, 2004) e também a alguns autores da Educação Física que têm como aporte teórico para suas obras os referenciais das Ciências Humanas (COLETIVO DE AUTORES, 1992; BETTI et al, 2007; BRACHT, 2010).
Palavras-chave
Cultura Corporal; Linguagem; Formação de Professores
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
____. Marxismo e filosofia da linguagem. 11ª. Ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BETTI, Mauro et al. Por uma didática da possibilidade: implicações da fenomenologia de Merleau-Ponty para a educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 28, n. 2, Jul. 2008. ISSN 2179-3255. Disponível em: . Acesso em: 08 Mar. 2015.
BRACHT, Valter. A educação física no ensino fundamental. I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspetivas atuais. Belo Horizonte, 2010. Anais eletrônicos... Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16110&Itemid=936 . Acesso em 08 Mar. 2015.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MAGNANI, J. G. C. Antropologia e educação física. In: CARVALHO, Yara Maria de; RÚBIO, Kátia Org(s). Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p.17-26.
SCARAZZATTO, Juliana. Educação física e cultura corporal: sentidos em circulação e elaboração nas aulas de Prática de Ensino. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2013.
____. Marxismo e filosofia da linguagem. 11ª. Ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BETTI, Mauro et al. Por uma didática da possibilidade: implicações da fenomenologia de Merleau-Ponty para a educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 28, n. 2, Jul. 2008. ISSN 2179-3255. Disponível em: . Acesso em: 08 Mar. 2015.
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COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
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