Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA TEMÁTICA BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL (2004-2013)
Mayrhon José Abrantes Farias, Ingrid Dittrich Wiggers

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O trabalho tem por objetivo apresentar um panorama de estudos que abordam o tema “brincadeiras de luta” em publicações especializadas da educação física. No espectro das práticas corporais, as lutas integram a cultura infantil. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em oito revistas da área da educação física, editadas no Brasil, entre 2004 e 2013. O trabalho de revisão da literatura foi distribuído em três etapas, incluindo análise de palavras-chave, título e resumo dos artigos, bem como leitura do texto completo. Foram identificados treze artigos que apresentam discussões acerca dessa manifestação da cultura infantil. As categorias temáticas enfocadas foram as de “gênero”, “mídias” e “violência”. A análise indicou duas concepções acerca das brincadeiras de luta que permeiam as pesquisas examinadas. A primeira situa as brincadeiras de luta como representação de violência e a outra como expressão da cultura lúdica das crianças.

Palavras-chave


Criança; brincadeira; violência; mídias; gênero;

Referências


BRACHT, V. et al. Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, Porto Alegre, v.18, n.2, p.11-37, abr./jun., 2012.

________. Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v.17, n.2, p.11-34, abr./jun., 2011.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p.01-09, jan./mar., 2010.

Texto completo: PDF