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A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO OBRA DE ARTE: APROXIMAÇÕES À ESTÉTICA DO PROFESSOR-ARTISTA/PEDAGOGICAL PRACTICE AS WORK OF ART: APPROACHES TO TEACHER-ARTIST AESTHETIC/LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA COMO OBRA DE ARTE: APROXIMACIONES A LA ESTÉTICA DEL PROFESOR-ARTISTA
Karen Lorena Gil Eusse, Valter Bracht, Felipe Quintão Almeida

Última alteração: 2015-07-16

Resumo


RESUMO

A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educação e a educação física. Na procura por abrir um caminho alternativo ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte nos textos do filósofo alemão, situando-as nos três grandes momentos da estrutura de uma prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação. As considerações finais anunciam algumas limitações da proposta apresentada.

PALAVRAS-CHAVE: educação física; prática pedagógica; professor-artista.

ABSTRACT
This study provides a dialogue between art, education and physical education from a theoretical and conceptual analysis of Hans-Georg Gadamer’s work. Toward discussing the possibility of a teacher-artist, it searches an alternative way to the "dominant" one offered by technical-instrumental rationality to discuss. The analysis of the work of art in the German Philosopher's texts is presented placing them in the three most important moments of the structure of a pedagogical practice: planning, implementation and evaluation. Some limitations of the proposal are announced in the final considerations.

KEYWORDS: physical education; teaching practice; teacher-artist.


RESUMEN
A partir de un análisis teórico-conceptual de la obra de Hans-Georg Gadamer, este estudio proporciona un diálogo entre el arte, la educación y la educación física. En la búsqueda por abrir un camino alternativo al “dominante”, ofrecido por la racionalidad técnico-instrumental, discute la idea del profesor-artista. Muestra las reflexiones sobre la obra de arte en los textos del filósofo alemán, situándolos en los tres grandes momentos de la estructura de una práctica pedagógica: planeación, ejecución y evaluación. Las consideraciones finales presentan algunas limitaciones de la propuesta.

PALABRAS CLAVE: educación física; práctica pedagógica; profesor-artista.

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