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ESPORTE EDUCACIONAL E A CONSOLIDAÇÃO DOS LEGADOS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS
Última alteração: 2015-07-02
Resumo
INTRODUÇÃO
A temática megaeventos esportivos vem sendo discutida por pesquisas do âmbito científico (MARCELLINO, 2013; BARNABÉ; STAREPRAVO, 2014; MARINHO; NASCIMENTO; OLIVEIRA, 2014; SILVA et al., 2015), uma vez que tais eventos possuem caráter significativo por onde acontecem e estabelecem legados tangíveis e intangíveis a partir de suas realizações.
Silva et al. (2015) apontam que os países estão cada vez mais dispostos a investir nos megaeventos, posto que seus legados podem se refletir na reestruturação econômica, aumento dos investimentos públicos e privados e na promoção de uma imagem positiva da cidade. Villano et al. (2008) destacam que há cinco categorias de possíveis legados dos megaeventos esportivos: conhecimento, governança, imagem do país sede, candidatura do evento e o evento em si, cabendo a esse último a realização de eventos, incentivo a prática de atividade física, valorização da cultura esportiva, investimento em estruturas físicas e materiais, entre outros.
Frente a este cenário, o esporte educacional, tendo por objetivo o desenvolvimento integral do sujeito e sua formação para o exercício da cidadania e prática do lazer evitando a seletividade, a hipercompetitividade (BRASIL, 1998), pode vir a ser potencializado a fim de contribuir para a consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.
OBJETIVO
Verificar quais ações, realizadas em um Programa Social Esportivo, podem potencializar o esporte educacional na consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.
METODOLOGIA
Optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Participaram 513 recursos humanos vinculados a 27 convênios do Programa Segundo Tempo (PST), divididos pelas cinco regiões geográficas do país (norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul), sendo 25 Coordenadores Gerais (CG), 23 Coordenadores Pedagógicos (CP), 267 Coordenadores de Núcleo (CN) e 198 Monitores (MO). Por meio do aplicativo Google Docs foi disponibilizada a seguinte questão “Cite algumas ações que podem potencializar o esporte educacional para a consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.”. As respostas foram analisadas segundo as indicações de Bardin (2011), para a análise de conteúdo e apresentadas por frequência (f).
Ressalta-se que a pesquisa é integrante do projeto “Análise da política pública relacionada ao esporte educacional: o caso do Programa Segundo Tempo – proposta pedagógica e formação dos recursos humanos”, aprovado na Chamada ME/CNPq N° 091/2013. A pesquisa tem autorização do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Inter setoriais (DEDAP) do Ministério do Esporte para coleta de dados e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob o Parecer 692.014/2014.
ANÁLISE E DISCUSSÃO
Nesse momento são apresentadas as ações indicadas pelos recursos humanos vinculados aos convênios do PST, os quais as destacam a partir de suas experiências, vivências e envolvimento junto às práticas didáticas e pedagógicas do Programa, que podem potencializar o esporte educacional para a consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.
Dentre as ações mencionadas pelos participantes destaca-se a realização de eventos culminantes (193 f) (realização de campeonatos, gincanas, torneios, palestras, festivais, etc.) que pode vir a ser uma possibilidade de incentivo a conhecer o esporte em suas múltiplas modalidades e contextos, remetendo ainda a apreciação, compreensão e envolvimento da comunidade com o esporte.
O incentivo à prática de atividade física e esportiva (91 f), mesmo ainda havendo um grande distanciamento entre a realização desses eventos e o crescimento da prática de atividade física e esportiva pela população das cidades ou países sedes (COAKLEY, SOUZA, 2013; MOSER, 2013). Para que ocorra essa aproximação se faz necessário o fortalecimento das ações e programas governamentais (89 f) que incentivem e legitimem a prática e um estilo de vida ativo na sociedade, além de potencializar e valorização da Cultura Olímpica (76 f). Rubio (2010) destaca a importância de assimilar o conceito flair-play e seus valores como um legado fundamental na transformação e busca da sociedade que tanto almejamos.
Outra ação destacada refere-se à disponibilização e acesso à estrutura física e materiais adequados para a prática esportiva (61 f), traduzindo a importância do acesso a espaços públicos pela comunidade, bem como, a disponibilização de materiais de qualidade no intuito de motivar a população à prática esportiva de diferentes modalidades.
Ressaltou-se também, que deve ocorrer o incentivo à atualização profissional (56 f), uma vez que, com base em Darido et al. (2014) ao se investir na formação dos profissionais podem auxiliar a consolidar diferentes estratégias e práticas pedagógicas, inovações no ensino dos esportes, qualidade no atendimento e professores capazes de criticar e contextualiza os megaeventos esportivos em suas aula.
Além das ações discutidas, outras foram indicadas com menor frequência, sendo: identificação e incentivo a formação de atletas, ações conjuntas entre agentes sociais e instituições, valorização do esporte enquanto fenômeno multifacetado, discussão dos legados no contexto escolar, valorização da participação feminina no esporte, criação de centros de treinamento e disponibilização de materiais informativos sobre os legados.
CONCLUSÕES
Em face aos dados apresentados nesta pesquisa, conclui-se que as principais ações apresentadas pelos recursos humanos deste Programa Social Esportivo (realização de eventos culminantes, incentivo à prática da atividade física e esportiva, disponibilização e acesso à estrutura física e materiais adequados, atualização profissional) se constituem como aspectos indispensáveis na materialização do esporte educacional e na constituição dos legados dos megaeventos esportivos.
Para aprimorar e ampliar as possibilidades de potencializar o esporte educacional na materialização dos legados dos megaeventos esportivos, destaca-se a importância das ações elencadas serem pensadas e consideradas pelas ações governamentais e gestores dos programas sociais esportivos, a fim de analisar/experimentar possibilidades efetivas de concretização dos legados dos megaeventos esportivos no Brasil e atendimento a um número maior de participantes.
A temática megaeventos esportivos vem sendo discutida por pesquisas do âmbito científico (MARCELLINO, 2013; BARNABÉ; STAREPRAVO, 2014; MARINHO; NASCIMENTO; OLIVEIRA, 2014; SILVA et al., 2015), uma vez que tais eventos possuem caráter significativo por onde acontecem e estabelecem legados tangíveis e intangíveis a partir de suas realizações.
Silva et al. (2015) apontam que os países estão cada vez mais dispostos a investir nos megaeventos, posto que seus legados podem se refletir na reestruturação econômica, aumento dos investimentos públicos e privados e na promoção de uma imagem positiva da cidade. Villano et al. (2008) destacam que há cinco categorias de possíveis legados dos megaeventos esportivos: conhecimento, governança, imagem do país sede, candidatura do evento e o evento em si, cabendo a esse último a realização de eventos, incentivo a prática de atividade física, valorização da cultura esportiva, investimento em estruturas físicas e materiais, entre outros.
Frente a este cenário, o esporte educacional, tendo por objetivo o desenvolvimento integral do sujeito e sua formação para o exercício da cidadania e prática do lazer evitando a seletividade, a hipercompetitividade (BRASIL, 1998), pode vir a ser potencializado a fim de contribuir para a consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.
OBJETIVO
Verificar quais ações, realizadas em um Programa Social Esportivo, podem potencializar o esporte educacional na consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.
METODOLOGIA
Optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Participaram 513 recursos humanos vinculados a 27 convênios do Programa Segundo Tempo (PST), divididos pelas cinco regiões geográficas do país (norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul), sendo 25 Coordenadores Gerais (CG), 23 Coordenadores Pedagógicos (CP), 267 Coordenadores de Núcleo (CN) e 198 Monitores (MO). Por meio do aplicativo Google Docs foi disponibilizada a seguinte questão “Cite algumas ações que podem potencializar o esporte educacional para a consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.”. As respostas foram analisadas segundo as indicações de Bardin (2011), para a análise de conteúdo e apresentadas por frequência (f).
Ressalta-se que a pesquisa é integrante do projeto “Análise da política pública relacionada ao esporte educacional: o caso do Programa Segundo Tempo – proposta pedagógica e formação dos recursos humanos”, aprovado na Chamada ME/CNPq N° 091/2013. A pesquisa tem autorização do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Inter setoriais (DEDAP) do Ministério do Esporte para coleta de dados e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob o Parecer 692.014/2014.
ANÁLISE E DISCUSSÃO
Nesse momento são apresentadas as ações indicadas pelos recursos humanos vinculados aos convênios do PST, os quais as destacam a partir de suas experiências, vivências e envolvimento junto às práticas didáticas e pedagógicas do Programa, que podem potencializar o esporte educacional para a consolidação dos legados dos megaeventos esportivos.
Dentre as ações mencionadas pelos participantes destaca-se a realização de eventos culminantes (193 f) (realização de campeonatos, gincanas, torneios, palestras, festivais, etc.) que pode vir a ser uma possibilidade de incentivo a conhecer o esporte em suas múltiplas modalidades e contextos, remetendo ainda a apreciação, compreensão e envolvimento da comunidade com o esporte.
O incentivo à prática de atividade física e esportiva (91 f), mesmo ainda havendo um grande distanciamento entre a realização desses eventos e o crescimento da prática de atividade física e esportiva pela população das cidades ou países sedes (COAKLEY, SOUZA, 2013; MOSER, 2013). Para que ocorra essa aproximação se faz necessário o fortalecimento das ações e programas governamentais (89 f) que incentivem e legitimem a prática e um estilo de vida ativo na sociedade, além de potencializar e valorização da Cultura Olímpica (76 f). Rubio (2010) destaca a importância de assimilar o conceito flair-play e seus valores como um legado fundamental na transformação e busca da sociedade que tanto almejamos.
Outra ação destacada refere-se à disponibilização e acesso à estrutura física e materiais adequados para a prática esportiva (61 f), traduzindo a importância do acesso a espaços públicos pela comunidade, bem como, a disponibilização de materiais de qualidade no intuito de motivar a população à prática esportiva de diferentes modalidades.
Ressaltou-se também, que deve ocorrer o incentivo à atualização profissional (56 f), uma vez que, com base em Darido et al. (2014) ao se investir na formação dos profissionais podem auxiliar a consolidar diferentes estratégias e práticas pedagógicas, inovações no ensino dos esportes, qualidade no atendimento e professores capazes de criticar e contextualiza os megaeventos esportivos em suas aula.
Além das ações discutidas, outras foram indicadas com menor frequência, sendo: identificação e incentivo a formação de atletas, ações conjuntas entre agentes sociais e instituições, valorização do esporte enquanto fenômeno multifacetado, discussão dos legados no contexto escolar, valorização da participação feminina no esporte, criação de centros de treinamento e disponibilização de materiais informativos sobre os legados.
CONCLUSÕES
Em face aos dados apresentados nesta pesquisa, conclui-se que as principais ações apresentadas pelos recursos humanos deste Programa Social Esportivo (realização de eventos culminantes, incentivo à prática da atividade física e esportiva, disponibilização e acesso à estrutura física e materiais adequados, atualização profissional) se constituem como aspectos indispensáveis na materialização do esporte educacional e na constituição dos legados dos megaeventos esportivos.
Para aprimorar e ampliar as possibilidades de potencializar o esporte educacional na materialização dos legados dos megaeventos esportivos, destaca-se a importância das ações elencadas serem pensadas e consideradas pelas ações governamentais e gestores dos programas sociais esportivos, a fim de analisar/experimentar possibilidades efetivas de concretização dos legados dos megaeventos esportivos no Brasil e atendimento a um número maior de participantes.
Palavras-chave
Esporte Educacional; Legados; Megaeventos Esportivos.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BARNABÉ, A.P.; STAREPRAVO, F.A. Megaeventos esportivos: o desenvolvimento do legado esportivo educacional. Revista Pensar a Prática, v. 17, n.2, 2014.
BRASIL. Lei 9615 de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre o desporto e dá outras providências. 1998.
COAKLEY, J.; SOUZA, D. L. Sport mega-events: can legacies and development be equitable and sustainable? Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v19, n3, jul/sep, 2013. p. 580-589.
DARIDO, S. C.; RODRIGUES, H. A.; RUFINO, L. G. B.; SOUZA JUNIOR, O. M. Os megaeventos esportivos no Brasil: algumas possibilidades para a Educação Física escolar e a formação profissional continuada como legado. In: MARINHO, A.; NASCIMENTO, J. V.; OLIVEIRA, A. A. B. Legados do esporte brasileiro. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2014. MARCELLINO, N. C. (Org.). Legados de Megaeventos Esportivos. Campinas: Papirus, 2013.
MARINHO, A.; NASCIMENTO, J. V.; OLIVEIRA, A. A. B. Legados do esporte brasileiro. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2014.
MOSER, A. Instituto Esporte & Educação: à espera de uma política esportiva. 2013. Disponível em: www.esporteeducacao.com.br. Acesso em: 22 de janeiro de 2015.
RUBIO, K. Valores olímpicos no recreio nas férias. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PIMENTEL, G. G. A. (Org.). Recreio nas férias e os valores olímpicos. Maringá: Eduem, 2010.
SILVA, E. A. P. C et al. O jogo das cidades em tempos de megaeventos esportivos: algumas reflexões. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 249-260, jan./mar. de 2015.
VILLANO, B.; TERRA, R. Definindo a temática de Legados de Megaeventos Esportivos. In: DaCOSTA et al. (org.). Legado de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. p. 103-106.
BARNABÉ, A.P.; STAREPRAVO, F.A. Megaeventos esportivos: o desenvolvimento do legado esportivo educacional. Revista Pensar a Prática, v. 17, n.2, 2014.
BRASIL. Lei 9615 de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre o desporto e dá outras providências. 1998.
COAKLEY, J.; SOUZA, D. L. Sport mega-events: can legacies and development be equitable and sustainable? Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v19, n3, jul/sep, 2013. p. 580-589.
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RUBIO, K. Valores olímpicos no recreio nas férias. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PIMENTEL, G. G. A. (Org.). Recreio nas férias e os valores olímpicos. Maringá: Eduem, 2010.
SILVA, E. A. P. C et al. O jogo das cidades em tempos de megaeventos esportivos: algumas reflexões. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 249-260, jan./mar. de 2015.
VILLANO, B.; TERRA, R. Definindo a temática de Legados de Megaeventos Esportivos. In: DaCOSTA et al. (org.). Legado de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. p. 103-106.
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