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A DEFICIÊNCIA NA ÓTICA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
Rafael Santos Mota, Sandra Regina Rosa Farias, Admilson Santos

Última alteração: 2015-09-11

Resumo


A pesquisa teve como objetivos mapeamento e compreensão das representações sociais de deficiência na ótica das crianças com e sem deficiência Portuguesas e Brasileiras. A partir da teoria das representações sociais do grupo que acompanha os estudos de Moscovici buscamos captar, no discurso das crianças a essencialidade das mesmas em relação à deficiência. O trabalho é de natureza qualitativa e tem as características de um estudo descritivo. Foram entrevistadas 56 crianças portuguesas e 59 brasileiras. Esta análise nos possibilitou a constatação de representações relacionadas com o aspecto da doença, igualdade, incapacidade, normalidade, diferença e acessibilidade. Comprovamos que as crianças continuam a arcar com o ônus do estigma relacionado às crianças com deficiência.

Palavras-chave


: Representação; Deficiência; Criança; Educação

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