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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (1983/1987 – 1991/1994)
Marina Paradela Gurgel, Luiza Silva Moreira, Marcia Morel, Antonio Jorge Goncalves Soares

Última alteração: 2015-07-06

Resumo


Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) foram implantados no estado do Rio de Janeiro nas duas gestões do governo de Leonel Brizola (1983/1987 – 1991/1994) a partir de dois Programas Especiais de Educação (PEE). As diretrizes que compunham o PEE foram idealizadas por Darcy Ribeiro, vice-governador e por uma equipe multidisciplinar. O PEE apresentava as metas básicas para mudar o ensino da década de 1980 que era de baixa qualidade, com materiais em condições precárias e insuficientes para atender toda a população. Uma das principais metas do PEE foi a implantação progressiva de uma nova rede de escolas de tempo integral, conhecida como CIEP. A proposta pedagógica do CIEP fundamentava-se no desenvolvimento do domínio do código culto, de modo que preservasse o capital cultural de cada aluno e as diferentes realidades que os envolviam. Havia grande preocupação em desenvolver um ambiente favorável para práticas corporais dos alunos, todas as unidades dos CIEPs possuíam um ginásio coberto. Os ginásios comportavam arquibancada e vestiários para ambos os gêneros, garantindo a realização de aulas de Educação Física, apresentações teatrais e boas práticas de higiene. O presente estudo tem como objetivo geral apontar as principais diretrizes que compunham o programa de Educação Física elaborado para o currículo escolar dos CIEPs, e como objetivos específicos descrever o programa de escola de tempo integral dos CIEPs destacando a proposta curricular e arquitetônica; analisar o programa de Educação Física elaborado para os CIEPs para que seja discutida a importância da disciplina no currículo escolar. A metodologia utilizada para este estudo foi analisar os documentos administrativos oficiais produzidos no período do PEE e os livros divulgados pelo governo (O Livro dos CIEPs, 1986; O Novo Livro dos CIEPs, 1995), além da análise de artigos de autores que se propuseram a debater sobre educação em tempo integral. A partir deste levantamento de dados foi possível perceber como a disciplina Educação Física e as demais práticas corporais foram valorizadas do primeiro para o segundo programa e como essa disciplina nos CIEPs se diferenciava das escolas de tempo parcial.

Palavras-chave


educação física; CIEP; tempo integral

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