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JOGOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CRÍTICA PARA TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Francisco Oliveira, Alysson dos Anjos Silva, Ladislau Pereira Neto, Lucas Teixeira, Fernando Alves Pereira, Matheus Garcia

Última alteração: 2015-07-06

Resumo


Este trabalho relata a experiência com o tema “jogos indígenas”, desenvolvido pelo grupo do PIBID/Educação Física da UFLA, baseado em uma perspectiva de educação crítica, com turmas de sexto ano de uma escola pública no interior de Minas Gerais durante o segundo semestre de 2014. Como objetivos propomos ensinar jogos indígenas, trazendo dados históricos e socias e discutindo similaridades e diferenças, instigando assim de forma crítica o reconhecimento dessa cultura. Com base no posicionamento político demonstrado pelos alunos nas discussões, no estabelecimento de acordos, bem como a sensibilidade no que se refere a condição historica e social das tribos indígenas, concluímos que a proposta obteve resultados satisfatórios na formação se sujeitos críticos e autônomos

Palavras-chave


Jogos Indígenas; Educação Física; Escola

Referências


BRASIL.[Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992.

VAGO, T. M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009.

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