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JOGOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CRÍTICA PARA TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Última alteração: 2015-07-06
Resumo
Este trabalho relata a experiência com o tema “jogos indígenas”, desenvolvido pelo grupo do PIBID/Educação Física da UFLA, baseado em uma perspectiva de educação crítica, com turmas de sexto ano de uma escola pública no interior de Minas Gerais durante o segundo semestre de 2014. Como objetivos propomos ensinar jogos indígenas, trazendo dados históricos e socias e discutindo similaridades e diferenças, instigando assim de forma crítica o reconhecimento dessa cultura. Com base no posicionamento político demonstrado pelos alunos nas discussões, no estabelecimento de acordos, bem como a sensibilidade no que se refere a condição historica e social das tribos indígenas, concluímos que a proposta obteve resultados satisfatórios na formação se sujeitos críticos e autônomos
Palavras-chave
Jogos Indígenas; Educação Física; Escola
Referências
BRASIL.[Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992.
VAGO, T. M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992.
VAGO, T. M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009.
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