Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
RELAÇÕES E NEXOS ENTRE REINVINDICAÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE E A REFORMA POLÍTICA ATRAVÉS DA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE: SUBSÍDIOS PARA UM PROGRAMA DE TRANSIÇÃO
Joelma de Oliveira Albuquerque, Celi Nelza Zülke Taffarel

Última alteração: 2015-07-04

Resumo


Investigando a Educação Física e a Teoria da Transição, delimita-se como problemática as relações entre Movimentos de Luta Social e reivindicações da Educação Física. Procedeu-se com analises documental do Relatório Final do Diagnóstico Nacional do Esporte e documento decorrente do Plebiscito Nacional por uma Assembleia Constituinte. O Objetivo foi estabelecer relações entre a Reforma Politica e as reivindicações especificas pela democratização do esporte no Brasil. Os dados nos permitem afirmar que existem aproximadamente 60% da população brasileira a ser incluída como praticante regular do esporte, o que requer uma politica esportiva nacional para elevar o padrão cultural esportivo da população brasileira, o que exige uma reforma do sistema politico no Brasil.

Palavras-chave


Movimentos sociais e Educação Física; Educação Física e reforma politica; Esporte e Programa de Transição.

Referências


BRASIL. SENADO FEDERAL. Secretaria Especial de Informática 2010. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto Consolidado Até A Emenda Constitucional nº 71 De 29 de novembro de 2012. Disponível em: . Acessado em: 02 de abril de 2015.

BORNIN, D. Q. dos S. Limitações ao poder constituinte reformador. s/d. Disponível em:. Acessado em: 02 de abril de 2015.

CARTILHA PLEBISCITO CONSTITUINTE. 2ª Ed. 2014. Disponível em: . Acessado em: 02 de abril de 2015.

DIEESE. Balanço das greves em 2012. Estudos e pesquisas. nº 66, maio/2013. Disponível em: . Acessado em: 04 de abril de 2015.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. São Paulo: Global, 2009.

JORNAL DO PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLÍTICO. Candidatos eleitos custam em média R$ 1 milhão. 2014. Disponível em: Acessado em: 02 de abril de 2015.

MELO, J. A. de. PL 4330, uma tragédia para os trabalhadores. 30 de março de 2015. Disponível em: . Acessado em 02 de abril de 2015.

MUSSINO, A.; OLIVEIRA, A. F. de S. TAFFAREL, C. N. Z. Il Diagnóstico Nacional do Esporte e Lazer: conoscere per governare um sistema sportivo. In: Rivista Trimestrali di Scienza dell Amministrazione. V.1, Roma – Itália, 2013. p.45-64.

OLIVEIRA, A.; DAMIANI, C.; TAFFAREL, C.. Diagnostico Nacional do Esporte. Relatório Técnico Executivo. UFBA, Abril, 2015.

ROMANO, R. A gênese golpista da constituição. Entrevista. In: Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Nº 428, ano XIII. Disponível em: . Acessado em: 02 de abril de 2015.

TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. de L. Como iludir o povo com o esporte para o público. In: SILVA, M. R. da. Esporte, Educação, Estado e Sociedade. Chapecó: Argos, 2007.

TROTSKY, L. O programa de Transição. In: MARX, K. et al. O programa da revolução. Brasília: Nova palavra, 2008.

Texto completo: PDF