Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Allan Delmiro Barros, Lívia Tenorio Brasileiro

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Se apropriar da linguagem como forma expressiva no intento de informar/transmitir signos linguísticos são atitudes inerentes aos seres humanos. Dentre algumas das dimensões da linguagem humana, temos a linguagem corporal, sendo a mesma inerente ao indivíduo que produz/transmite signos corpóreo-linguísticos. Neste estudo, pensa-se a “linguagem corporal como sendo o substrato fundante nas trocas de informações entre os indivíduos”, segundo Barros e Brasileiro (2014, p. 9). Para que essas interações aconteçam de modo pleno, leia-se: de maneira que as receptividades informativas sejam coesas e coerentes, faz-se necessário um trabalho na educação de base, ou seja, que a escola seja a estimuladora de tais progressos corpóreo-linguísticos, logo, tem-se como compreensão que é na escola que se deve pensar em um aprendizado/desenvolvimento que estimule o estudante a se apropriar de habilidades corpóreo-expressivas no intento de criar possibilidades de uso de tais habilidades aos estudantes frente a uma sociedade múltipla, dinâmica, singular ao mesmo tempo.

Palavras-chave


Linguagem; educação física; cultura corporal.

Referências


BARROS, A. D.; BRASILEIRO, L. T. Linguagem e Educação Física: uma discussão necessária. 2014. Monografia (Graduação em Educação Física – Licenciatura) – da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco – Pernambuco.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino de Educação Física [livro eletrônico]. 1ªed.-- São Paulo: Cortez, 2013.
SAVIANI, D. Democracia e Escola. Rio de Janeiro: Editora Autores Associados, 1989.
SOUZA-JÚNIOR et. al. Coletivo de Autores: Cultura corporal em Questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2011.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Texto completo: PDF