Tamanho da fonte:
ANALISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES
Última alteração: 2015-07-06
Resumo
O presente texto expõe a análise das Orientações Curriculares de Educação Física do município de São Paulo. Procuramos compreender as concepções do documento curricular e identificar o sujeito almejado. Dentro de um enfoque qualitativo, confrontamos o material coletado com os campos teóricos dos Estudos Culturais e multiculturalismo crítico, campos que subsidiam a proposta curricular. A análise documental evidenciou que as pretensões para a disciplina, intenções na formação dos sujeitos e proposições didáticas dialogam com a base teórica anunciada. No entanto, divergências foram encontradas no que se refere às expectativas de aprendizagem.
Palavras-chave
Educação Física; Estudos Culturais; Multiculturalismo crítico
Referências
BARRETTO, E. S. S. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 738-753, set.- dez., 2012.
CANDAU, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.; CANDAU, V.M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37
CORAZZA, S. M. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 103-114.
COSTA, M. V. O currículo e política cultural. In: COSTA, M. V. (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 37-68.
ESCUDERO, N. T. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. 2011. 210f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2011.
FRANÇOSO, S. Cruzando fronteiras curriculares: a Educação Física sob o enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo. 2011. 153f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1992.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, E. E. Educação Física na perspectiva cultural: análise de uma experiência na creche. 2010. 134f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2010.
MOREIRA, A. F. B. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 65-81, set.-dez. 2001.
MOREIRA DA COSTA, L. As concepções de corpo presentes nos currículos das redes públicas paulistas. 2010. 330f. Trabalho Complementar de Curso (Licenciatura) – Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2010.
NEIRA, MG. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. 330f. Tese (Livre-docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2011.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2008.
______. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: Educação Física. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SILVA, T. T. Currículo e Identidade Social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 190-207.
SOUZA, M. M. N. “Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura corporal no currículo da Educação Infantil. 2012. 292f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2012.
CANDAU, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.; CANDAU, V.M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37
CORAZZA, S. M. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 103-114.
COSTA, M. V. O currículo e política cultural. In: COSTA, M. V. (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 37-68.
ESCUDERO, N. T. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. 2011. 210f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2011.
FRANÇOSO, S. Cruzando fronteiras curriculares: a Educação Física sob o enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo. 2011. 153f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1992.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, E. E. Educação Física na perspectiva cultural: análise de uma experiência na creche. 2010. 134f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2010.
MOREIRA, A. F. B. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 65-81, set.-dez. 2001.
MOREIRA DA COSTA, L. As concepções de corpo presentes nos currículos das redes públicas paulistas. 2010. 330f. Trabalho Complementar de Curso (Licenciatura) – Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2010.
NEIRA, MG. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. 330f. Tese (Livre-docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2011.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2008.
______. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: Educação Física. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SILVA, T. T. Currículo e Identidade Social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 190-207.
SOUZA, M. M. N. “Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura corporal no currículo da Educação Infantil. 2012. 292f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: FEUSP, 2012.
Texto completo:
PDF