Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DANÇA E LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS REGULARIDADES ÀS ESPECIFICIDADE NUMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-ESEF-UPE
Adriana de Faria Gehres, Caio Nunes de Oliveira e Silva, Flávio Roberto Carneiro de Medeiros, Geovani Rodrigo Ramos da Silva, Lázaro Santana do Nascimento, Rita Ferreira Rodrigues Cláudia Batista, Tiago Emanuel do Nascimento

Última alteração: 2015-07-06

Resumo


A ausência dos fundamentos da dança no programa de ensino de Educação Física no Colégio de Aplicação da UFPE (PIBID-ESEF-UPE) e a pouca vivência de lutas nas aulas de Educação Física motivaram uma pequisa-ação que partiu da compreensão da dança e da luta como fenômenos sociais (regularidades) para a especificidade das formas e modalidades de danças e lutas.

Palavras-chave


Educação Física; Dança; Luta.

Referências


REFERÊNCIAS

BARBOSA, A. M. T. B. A imagem do ensino da arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,1992.
GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Movimento. Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 207-227, abr/jun de 2010.
GOUGH, M. In touch with dance. Lancaster: White thorn books, 1993.
LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone; 1990.
LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus; 1978.
MARQUES, I. A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher; 2012.
_____. Dançando na escola. São Paulo: Cortez; 2003.
_____. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez; 1999.
MASTERS, J. The History of Action Research. In.: HUGHES, I. (ed) Action Research Electronic Reader, The University of Sydney, 1995. Disponível em: , Acesso em: 2 out, 2010.
PERNAMBUCO. Governo do Estado. Secretaria de Educação. Orientações teórico-metodológicas – Educação Física – Ensino Fundamental e Ensino Médio. Recife: Secretaria de Educação-PE, 2010.
PIO, R. Inovações pedagógicas no ensino da luta corporal em escolas de formação de professores de Educação Física. Recife, 2010. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) – Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco, Recife, 2010.
PRESTON-DUNLOP, V. A handbook for dance in education. London: Longman,1986.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3. p. 443-466, set/dez2005.