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PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E CULAURA CORPORAL COM POSSIBILIDADES METODOLOGICAS PARA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSCA NA ESCOLA: EXPERIENCIA DO PIBID/UFPA
Joselene Ferreira Mota, Junissor Ribeiro Santos, Adso Ferreira Ramos, Raryany Matar de Abreu

Última alteração: 2015-07-06

Resumo


INTRODUÇÃO
O projeto “Cultura Corporal como possibilidade metodológica para o ensino da Educação Física nos ensinos fundamental e médio” se insere como subprojeto do Programa de Iniciação à Docência na Educação Básica- PIBID do Projeto Institucional da Universidade Federal do Pará: “Novos saberes e fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente – construindo diálogos entre o Ensino Superior e a Educação Básica no estado do Pará”, está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Federal do Pará- UFPA. Ressaltamos que ação do projeto institucional está ampliando as sistematizações de novas propostas para o ensino para a Educação Básica que considere a produção de conhecimento nacional e regional em constante relação com a dinâmica da realidade local, pelo estreitamento da universidade-escola por meios de ações integradas, estudos, atividades que valorizam o trabalho coletivo –planejamento e intervenção no ensino. Portanto, o projeto até então na atuação dos alunos-bolsistas como sujeitos que estarão inseridos na realidade da escola pública atuando no processo de ensino e aprendizagem assumindo uma postura investigativa, ética, técnica e política no sentido de propor superação dos dados da realidade vivida.
No curso de Educação Física o projeto surge com a necessidade de problematizar os dados da realidade concreta de problematizar práticas reprodutivistas e mecanizadas e ditas “livres” tão comuns no espaço escolar, portanto, apontamos como ponto de partida a seguinte questão problema: Quais possibilidades metodológicas inovadoras para o ensino do Jogo, Ginástica, Dança, Esporte e Luta da Cultura Corporal/Educação Física para os níveis de ensino fundamental e médio? Questão essa que deverá ser respondida no fim dos dois anos previsto para o desenvolvimento do projeto.

OBJETIVOS
O objetivo geral é desenvolver a potencialidade para o ensino da Educação Física na Educação Básica nos alunos-bolsistas para o trato do conhecimento da Cultura Corporal nos níveis de ensino fundamental e médio pela ação-reflexão-ação.
Já os objetivos específicos são : 1)conhecer e problematizar os limites das práticas de ensino da Educação Física dos professores da escola que o projeto será desenvolvido. 2)Planejar as possibilidades superadoras e interdisciplinares dos limites identificados nas práticas de ensino dos professores da escola por meio da (Re) Organização do Trabalho Pedagógico, através de novas metodologias de ensino que efetivem uma prática inovadora; 3) elaborar de material didático metodológico para a ressignificação do ensino da Educação Física no ensino fundamental e médio; 4) consolidar os binômios Universidade-Escola, professor-aluno e ensino-aprendizagem no processo de formação inicial e continuada de professores de Educação Física.

METODOLOGIA
A metodologia teórico-metodológica e teórico-filosófica se deu pela abordagem critico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992) e da Pedagogia Histórico-Critica-PHC (SAVIANI, 2008; MARSIGLIA, 2011) na qual analisamos e efetivamos nas aulas e as sínteses delas pelos cinco momentos pedagógicos: 1) Prática Social Inicial; 2) Problematização; 3) Instrumentalização; 4) Catarse; 5) Prática Social Final. A aplicação da metodologia baseada na PHC e na Cultura Corporal se justifica pela necessidade de romper lógicas enraizadas no seio da escola capitalista, cujo objetivo segundo Freitas (1995) é a manutenção da ordem vigente, exploração e opressão da classe trabalhadora pela negação de conhecimento científico.
Tal metodologia se baseia no método materialista histórico-dialético, cuja intenção não se dá pela simples vontade de resolver ou dar soluções aos problemas de ordem econômica, política ou cultural. A aplicação do método parte da “concepção da história é, sobretudo, um guia para o estudo (...)É necessário voltar a estudar toda a história, devem examinar-se em todos os detalhes as condições de existência das diversas formações sociais antes de procurar deduzir delas e ideias políticas, jurídicas, estéticas, filosóficas, religiosas, etc. que lhes correspondem...(MARX, 1967, p.107)
Nesse sentido, temos acordo com Saviani (2008) quando lança a preocupação do esvaziamento de conhecimento no trabalho pedagógico, logo da função social da escola e da universidade que está carregado dos preceitos neoliberais para educação escolar da classe trabalhadora, conhecimento relativista, espontâneo e imediatista, em detrimento do saber metódico, sistemático, científico, elaborado, passa a predominar sobre o saber espontâneo, “natural”, assistemático, resultando daí que a especificidade da educação passa a ser determinada pela forma escolar (SAVIANI, 2008, p. 7)

ANALISE DA DISCUSSÃO
Podemos apontar alguns elementos significativos nesses pouco mais de 7 meses desenvolvendo o PIBID nas escola de educação básica. Visto que apresentar a realidade sobre a concretude das condições em que a educação pública do Brasil se apresenta: sucateamento, desvalorização do magistério, esvaziamento de conhecimentos científicos entre outros problemas alarmantes que vem aumentando historicamente a educação local e nacional. Tais constatações ajudaram no processo de sensibilização dos alunos de Educação Física para uma mudança de postura no que se refere ao desenvolvimento do papel do professor no que tange à potencialização da função social da escola.
A partir das atividades desenvolvidas pelo método exposto, resumidamente, temos alcançado os objetivos traçados através das ações pedagógicas que priorizam a aprendizagem/conhecimento que valorize o ser humano enquanto sujeito histórico e de transformação. Assim materializamos ações como: a) Estudos abertos, conduzidos pelos próprios bolsistas com temáticas que auxiliam a compreensão conceitual, histórica, técnica, tática dos elementos que compõem a Cultura Corporal. b) Oficinas práticas sobre os conteúdos da Educação Física pela perspectiva da teoria crítico-superadora ou da Cultura Corporal; c) Participação em eventos com apresentação de relatos de experiência sobre o PIBID; d) Formação de perfil que potencialize a atuação desse aluno-bolsista para o campo escolar ; e) Formação continuada, interesse em continuar os estudos referentes a formação de professores de Educação Física que atuam na educação básica.

Palavras-chave


Educação Física; Metodologia do Ensino. Pedagogia Histórico-Crítica; Cultura Corporal.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo, Cortez, 1992.

FREITAS, L. C. de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. São Paulo: Papirus, 1995.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico–crítica: primeiras aproximações.10ª ed.rev.Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

MARSIGLIA.A.C.G.A prática pedagógica Histórico –Crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MARX, K. Manuscritos econômicos e filosóficos. In: FROMM, E. Conceito Marxista do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 85-171.

TAFFAREL,C.Z.; ESCOBAR, M.O. A Cultura Corporal. Publicado em 2009.http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital Acessado em 03/04/2015.

TAFFAREL,C.Z.; ESCOBAR, M.O. Cultura Corporal e os dualismos necessários a ordem do capital. S Publicado em 2009b,http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital Acessado em 03/04/2015.

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