Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA ITAJAÍ ATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maira Naman, Hamilton Barwinski Junior, Renato Schmitt Júnior, Dionei Raulino

Última alteração: 2015-06-21

Resumo


A promoção da saúde consiste em políticas públicas de saúde com ações voltadas para evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, incentivando condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida. A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em 1986 em Ottawa (Canadá). Na mesma década no Brasil ocorreu uma intensa movimentação social em torno das políticas públicas de saúde, culminando com a criação do SUS - Sistema Único de Saúde.
Atualmente as ações específicas a serem realizadas nas três esferas de governo (federal, estadual, municipal) são: divulgar, sensibilizar e mobilizar para promoção da saúde; alimentação saudável; prática corporal e atividade física; prevenção e controle do tabagismo; redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo do álcool e de outras drogas; redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência e estímulo à cultura da paz; promoção do desenvolvimento sustentável (BRASIL, 2011).
O número de sedentários na população brasileira é elevado, e a falta de atividade física pode contribuir para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, principal causa de mortes no Brasil (SCHMIDT et al., 2006). A inatividade física é influenciada por fatores como falta de acesso aos profissionais devido à condição socioeconômica, posição geográfica (longe de praças e locais que facilitariam a prática de exercícios) e redes sociais e comunitárias desfavoráveis (BRASIL, 2011).

Palavras-chave


saúde pública; promoção da saúde; atividade física

Texto completo: PDF