Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FEIRA DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Larissa Ramos Duarte, Natalia Justino Batista, Marina Ferreira de Souza Antunes, Sara da Silva Caixeta

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado a partir de uma experiência de ensino vivenciada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Educação Física – Ensino Fundamental, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O PIBID foi idealizado pela Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), com o propósito de contribuir para o fomento à formação inicial e continuada de profissionais do magistério.
O presente relato objetiva apresentar a feira do conhecimento em educação física, evento realizado coletivamente por dois grupos do PIBID/Educação Física/Ensino Fundamental, atuantes na Escola Municipal Professor Eurico Silva e na Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge, duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia - Minas Gerais. O evento teve como finalidade socializar com a comunidade escolar conhecimentos aprendidos pelos/as estudantes sobre os temas de ensino (ANTUNES; AMARAL; LUIZ, 2008), Escola e Educação Física, Lutas, Danças Regionais, Esportes, Ginásticas e Jogos Olímpicos tratados nas aulas de educação física, encerrando as atividades daquela edição do PIBID em ambas as escolas.
O caminho percorrido para construção da feira do conhecimento com os/as estudantes partiu da seleção de três turmas de 3º ano e três de 4º ano do ensino fundamental. Todas as turmas se envolveram nas atividades de planejamento, produção de materiais para exposição e comunicação dos saberes aprendidos sobre as temáticas, o que foi feito por meio exposição oral, vídeos e encenações. O processo de planejamento do evento e produção dos materiais foi desenvolvido durante as reuniões do grupo PIBID/subprojeto educação física e, principalmente, durante as aulas de educação física, momentos em que os/as estudantes eram divididos/as em grupos para trabalharem nas tarefas necessárias à realização da feira. Sempre sob a orientação e auxílio de um/a licenciando/a e/ou supervisora do grupo PIBID, os/as estudantes elaboraram textos, crachás, desenhos, painéis, maquetes e selecionaram materiais como imagens, bolas, fitas de ginástica, arcos, cordas, balões, entre outros que também compuseram o cenário das apresentações.
Embora todos/as os/as estudantes destas turmas tenham participado das atividades preparatórias, apenas cinco de cada turma ficaram responsáveis pela decoração, organização das salas de aula e pela apresentação, viabilizando o transporte dos/as estudantes de uma escola a outra.
A feira aconteceu em dois dias, um em cada escola. Para organizar o acesso aos espaços da feira, foi elaborado um cronograma de visitação para que todas as turmas de cada uma das escolas pudessem assistir as apresentações do dia. Em cada sala de aula eram apresentados dois, dos seis temas de ensino em questão.
O planejamento e realização da feira do conhecimento se constituíram como tempo/espaço de formação para estudantes da educação básica, licenciandos/as e professoras envolvidos/as, visto que exigiu estudo e organização do pensamento com a finalidade de comunicação, por meio da linguagem oral e escrita. Destacamos também a contribuição do evento para o reconhecimento e valorização da educação física como componente curricular, o que, para nós, tem como cerne a questão do conhecimento (“o que ensinar”).
Pode-se afirmar que uma disciplina é legítima ou relevante para esta perspectiva de currículo quando a presença do seu objeto de estudo é fundamental para a reflexão pedagógica do aluno e a sua ausência compromete a perspectiva de totalidade dessa reflexão. (SOARES et al, 2012, p.30).
Assim como as feiras de ciências tradicionalmente realizadas em instituições escolares, consideramos a feira do conhecimento em educação física uma valiosa ferramenta de ensino-aprendizagem. Justificamos, assim, a relevância da socialização desta experiência, apontando-a como proposta a ser organizada e implementada coletivamente nas aulas de educação física escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, M. F. de S.; AMARAL, G. A.; LUIZ, A. R. Proposta Curricular para a Educação Física: uma experiência a partir da formação continuada. Motrivivência, v. 20, n. 31, p. 143-162, 2010.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

Texto completo: PDF