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A CONSTÂNCIA GENÉRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRICULO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
KATIA REGINA Sá

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


Nos últimos anos houve acelerada expansão na oferta de educação em tempo integral (ETI) no Brasil e o número de matrículas deve continuar crescendo nos próximos anos rumo à meta estabelecida no Plano Nacional de Educação. Tal expansão demanda esforços no sentido de acompanhar sua implementação e analisar seus resultados. O objetivo deste trabalho foi analisar a produção acadêmica, oriunda da pós-graduação stricto sensu, a fim de identificar como a ETI está sendo implementada nas escolas e como a Educação Física se faz presente nesses programas. Foi realizado um estudo exploratório, com um levantamento da produção da pós-graduação stricto sensu através de buscas na base de dados do Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A triagem, que utilizou como critério a presença das palavras-chave “tempo integral” e “currículo”, resultou na seleção de oito pesquisas, sendo sete dissertações e uma tese, que foram analisadas através do processo genérico descrito por Creswell (2007) e confrontados com as teorias críticas e pós-críticas do campo do currículo. As pesquisas revelam que o contexto da realização está distante do contexto da formulação, no que se refere às finalidades da ETI presentes nos documentos oficiais. Essa política está sendo implementada de forma precipitada e com recursos insuficientes, num ambiente de incertezas, improvisos e falta de condições adequadas. Ainda não há uma visão clara sobre o currículo da ETI e sobre a especificidade da Educação Física na escola de tempo integral, sendo necessários mais estudos para avaliar a implantação da ETI no Brasil e apontar diretrizes mais sólidas para o currículo da Educação Física nesse contexto.

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