Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
OS CONTOS QUE O CORPO CONTA: EXPERIÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Robson Geraldo dos Reis

Última alteração: 2021-09-08

Resumo


O objetivo desse estudo é descrever um projeto político-pedagógico aplicado nas aulas de Educação Física de uma turma da Educação Infantil, intitulado “Os contos que o corpo conta”. Caracteriza-se como estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. Dentre os resultados, temos o “se-movimentar” como representação corporal e a contação de história como ferramenta pedagógica. Sendo assim, o projeto ilustra as pluralidades corporais, tendo o folclore como herança cultural brasileira.

Referências


ALVES, R.F. Dança folclórica na escola: cultura, identidade, pertencimento e inclusão. Anais XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE - UFSC, Florianópolis, 14 a 18 de outubro de 2013.
CASCUDO, L. C. Dicionário do Folclore Brasileiro, Editora da Universidade de São Paulo, SP, 1988.
CAVALCANTI, M. L. V. C. Entendendo o Folclore. mar. 2002. Disponível em: http://www.ivt-rj.net/museus_patri/antariores/folclore/artigo.htm. Acesso em: 14 Fev. 2021.
CARTA do Folclore Brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE 1. De 22 a 31 de agosto de 1995. Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro, 1995. V.1.
FILGUEIRAS, I.P. Movimento e Educação Infantil: um projeto de formação em contexto. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo-USP, 2007.
FOCHI, P.S. Mas os bebês fazem o que no berçário, heim?: documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 à 14 meses em um contexto de vida coletiva. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGS, 2013.
GUIMARÃES, L.A.P. Memória, educação e folclore: O Pensamento de Professores e Folcloristas no movimento folclórico brasileiro da década de 1950. Revista episteme transversalis – v. 2, n. 1, 2012.
ROCHA, G. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações, v. 14, n.1, p. 218-236, Jan/Jun. 2009.
SOUZA, L.O; BERNADINO, A.D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et educare. Vol. 6 nº 12, p. 235-249, Jul./dez. 2011.
SURDI, A.C; MELO, J.O; KUNZ, E. O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 459-470, abr./jun. de 2016.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora, 2009.
VIEIRA, D.A; NEGRÃO, A.S. O brinquedo folclórico nas aulas de educação física escolar: um relato de experiência. In: XXI CONBRACE; XVIII CONICE. 2019. Natal-RN. Anais XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do XVIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte.
WOLFFENBÜTTEL, C, R. Vivências e concepções de folclore e música folclórica: Um survey com alunos de 9 a 11 anos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado)- Curso de Música, Instituto de Artes, UFRS, Rio Grande do Sul, 2008.
YIN, R. K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.

Texto completo: PDF