Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
2ª LEI DA TERMODINÂMICA E ANÁLISE DO JOGO DE FUTEBOL
Pedro Henrique Oliveira

Última alteração: 2021-08-22

Resumo


O objetivo deste trabalho é abordar o conceito de entropia, relacionando ao jogo de futebol, e evidenciar situações em que ocorrem um aumento da entropia do universo, e identificar se há relação com o aumento da incidência de gols.
Foram contabilizados os gols que ocorreram logo após uma substituição, e por tempo de jogo. Foi identificada uma relação direta entre gols assinalados, momento do jogo e minutos subsequentes a substituições, comprovando assim o aumento da entropia do universo nestes momentos.

Referências


ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman. 2012.

GARGANTA, J.; GRÉHAIGNE, J. F. Abordagem sistêmica do jogo de futebol: Moda ou necessidade? Revista Movimento, v. 5, n. 10, p. 40-50. 1999.

GARGANTA. J.; GUILHERME. J., BARREIRA. D.; BRITO. J.; REBELO. A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar. p. 199-263. Porto: Editora FADEUP. 2013.

GARGANTA. J. Modelação táctica do jogo de futebol: estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. 1997. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências do Desporto. Universidade do Porto. Porto. 1997.

LEITÃO, R. A. A. Futebol: analises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP. 2004.

MARTINS. A. C. Modelo de Jogo: Conceitos e Interações Contextuais. 2019. Dissertação (Mestrado). Treinamento Desportivo. Faculdade de Motricidade Humana. Universidade de Lisboa. Lisboa. 2019.

Texto completo: PDF