Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO FÍSICA E MULTICULTURALISMO: OS JOGOS FAZENDO A PONTE EM UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO NA CIDADE JUIZ DE FORA - MG
Última alteração: 2021-09-16
Resumo
O presente trabalho diz respeito a um relato de experiência na disciplina Educação Física, desenvolvido em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora durante o Ensino Remoto por conta da Pandemia da Covid 19. Para embasar as atividades propostas, recorreu-se ao referencial teórico do Multiculturalismo e a autores que versam sobre a temática jogos e brincadeiras. O trabalho foi bem aceito pelos estudantes e seus responsáveis que participaram ativamente das dinâmicas propostas.
Referências
BORBA, Angela Meyer . Educação Infantil e construção do conhecimento na contemporaneidade: alguns eixos orientadores das práticas pedagógicas. Um Salto Para o Futuro, Internet, p. 1-13, 2001. Extraído do site www.tvebrasil.com.br em 31.08.2003
HALL, S. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organizacao Liv Sovik; Traducao Adelaine La Guardia Resende ... et all. – Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasilia: Representacao da UNESCO no Brasil, 2003. ISBN: 85-7041-356-4
NEIRA, M. G. O MULTICULTURALISMO CRÍTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. /jun., p. 3-29, 2016.
NEIRA, M. G. O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESSUPOSTOS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4 – 28 jan./mar. 2018.
NEIRA, M. G. Os Conteúdos no Currículo Cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020
VYGOTSKY. L. S. A Formação Social da Mente. Ed. Martins. SP, 1988.
HALL, S. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organizacao Liv Sovik; Traducao Adelaine La Guardia Resende ... et all. – Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasilia: Representacao da UNESCO no Brasil, 2003. ISBN: 85-7041-356-4
NEIRA, M. G. O MULTICULTURALISMO CRÍTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. /jun., p. 3-29, 2016.
NEIRA, M. G. O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESSUPOSTOS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4 – 28 jan./mar. 2018.
NEIRA, M. G. Os Conteúdos no Currículo Cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020
VYGOTSKY. L. S. A Formação Social da Mente. Ed. Martins. SP, 1988.
Texto completo:
PDF