Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO SOBRE UMA ALUNA COM LIMITAÇÕES AUDITIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID
Juliana Assis Oliveira

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este trabalho refere-se ao relato de experiência sobre o caso de uma aluna com deficiência auditiva inserida nas aulas de Educação Física durante o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Havia baixa interação dessa aluna ao longo das aulas, no entanto, a colaboração dos colegas e a mudança na estratégia de ensino da professora fez com que a aluna participasse das aulas. Sendo assim, conclui-se que ainda é necessário ampliar os conhecimentos acerca da educação inclusiva e que esta deve estar em toda a formação docente.

Referências


GONÇALVES, Gisele Carreirão; VAZ, Alexandre Fernandez; FERNANDES, Luciano Lazzaris. Itinerários da inclusão de pessoas com histórico de deficiência: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, V. 8, n. 3, p. 5-18, setembro/dezembro 2002.

MARTINS, Celina Luísa Raimundo. Educação Física Inclusiva: atitudes dos docentes. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 637-657, abr./jun. de 2014.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: Acesso em: 02 abr. 2021.

Texto completo: PDF