Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ASSOCIAÇÕES COM AS SUBÁREAS
Felipe da Silva Triani, Renato Cavalcanti Novaes, Carla Cristina Santos Oliveira, Caio Serpa, Silvio de Cassio Costa Telles

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais que os alunos compartilham sobre a educação física. Utilizamos como método a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Os principais resultados foram: associações da EF com o contexto sociocultural são pouco expressivas; as associações da EF às evocações “Pedagógicas” estão em uma zona de contraste de significação. Constatamos que as representações da EF na formação de professores não estão associadas à subárea pedagógica.

Referências


ABRIC, J. C. A theoretical and experimental approach to the study of social representations in a situation of interaction. In.: FARR, R.; MOSCOVICI, S. (Orgs.). Social representations. Cambridge: University Press, 1984, p. 99-104.

FÓRUM DE PESQUISADORES DAS SUBÁREAS SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICA. Cenários de um descompasso da pós-graduação em educação física e demandas encaminhadas à CAPES. Vitória, 2015.

HALLA, P. C.; MELO V. A. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da educação física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, p. 322-327, 2017.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

SÁ, C. P. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p.19-33, 1996.

TRIANI, F. S.; TELLES, S. C. C. A pós-graduação stricto sensu em educação física no Rio de Janeiro: desafios para a formação acadêmica e a produção científica a partir das possibilidades de publicação. Journal of Physical Education, v. 30, e3050x, 2019.

VÉRGES, P. Conjunto de programas que permitem a análise de evocações: EVOC: Manual. Versão 5. Aix em Provence, 2007.

VITTORAZZI, D. L.; GOUVEIA, D.; SILVA, A. M. T. B. Representações sociais do meio ambiente: implicações em abordagens de educação ambiental sob a perspectiva crítica com alunos da primeira etapa do ensino fundamental. Ciência & Educaçucação, v. 26, e20054, 2020.

Texto completo: PDF