Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Corpo Podcast: narrativas na comunicação científica em Educação Física
Samuel Ribeiro dos Santos Neto

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência sobre o Corpo, podcast narrativo que, inspirado no jornalismo literário, teve por objetivo promover uma comunicação contextualizada que refletisse a interdisciplinaridade da Educação Física e a polissemia de seus objetos (corpo, saúde, movimento, etc). A produção partiu de uma concepção crítica de jornalismo científico, abordando não só os resultados da ciência, mas principalmente suas dimensões processuais, contraditórias e coletivas. O formato narrativo ressaltou o caráter processual da ciência e permitiu a costura de diferentes áreas da Educação Física em torno das histórias.

Referências


CARVALHO, B. G.; EVANGELISTA, R. A. Coletores do Cotidiano: o jornalista literário, o antropólogo e suas idas ao campo. Brazilian Journalism Research, v. 14, n. 3, p. 832-849, 2018.

CASTELFRANCHI, Y. Para além da tradução: o jornalismo científico crítico na teoria e na prática. In: MASSARANI, L. e POLINO, C. (orgs.). Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberoamérica. Relatório. Jornadas iberoamericanas sobre la ciencia en los medios masivos. Santa Cruz de La Sierra: AECI, RICYT, CYTED, SciDevNet, OEA, 2008. p. 10-20.

PASSOS, M. Y.; PASSOS, I. C. Jornalismo literário e representações imersivas de ciência. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 6, n. 1, p. 111-126, 2009.

Texto completo: PDF