Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS - NOS CAMINHOS DA ENCRUZILHADA
Gabriela Nobre Bins, Gilmar Araujo de Oliveira, Daiane Vieira da Silva

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Esse texto é uma reflexão sobre a Educação Física frente ao desafio de um giro epistemológico da área. A partir de uma revisão crítica do histórico eurocêntrico da área de conhecimento refletimos sobre o potencial da mesma para romper com esse histórico e trabalhar as questões étnico raciais e uma educação antirracista. O texto propõe uma aproximação com a pedagogia exúlica para nos caminhos da encruzilhada propiciar a criação de possibilidades de se repensar a Educação Física.

Referências


ARAÚJO, Maíra Lopes de; MOLINA NETO, Vicente. “Essanegranão!” a prática político-pedagógica de uma professora negra em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 29, n. 2, p. 203-225, jan. 2008.
BINS, Gabriela Nobre. Mojuodara: a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano), Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Universidade de Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
CASTIANO, J. P. Referenciais da filosofia africana: em busca da intersubjetivação. Maputo. Editora, Ndjira, 2010.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Cultura corporal: alguns subsídios para sua compreensão. São Carlos. EDUFSCAR, 2003. 39p.
LIMA, Fábio. Corpo e Ancestralidade. Repertório, Salvador, nº 24, p.19-32, 2015.
MATTOS, Ivanilde Guedes de. A negação do corpo negro: representações sobre o corpo no ensino da educação física. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Salvador, 2007.
NETO, João Augusto dos Reis. A Pedagogia de Exu: Educar para Resistir e (R)Existir. Revista Calundu - Vol. 3, N.2, Jul-Dez 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Flecha no Tempo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

Texto completo: PDF