Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA EAD E A FORMAÇÃO DO SABER FAZER: PROFISSIONALIZAÇÃO OU IMPROVISAÇÃO
Jorge Marcos Ramos, Sérgio Marcus Nogueira Tavares

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


É necessário discutir como se encontra a formação em educação física EAD como parte da política de formação de professores no Brasil. O objetivo desse trabalho foi verificar como ocorre a formação prática dos alunos no curso de educação física na modalidade EAD. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico utilizando a combinação das palavras-chaves: graduação, educação física, licenciatura, bacharel e educação à distância. A submissão do Brasil à lógica neoliberal vai se traduzir em uma violenta ofensiva contra as conquistas sociais, dentre elas a educação pública, gratuita e de qualidade, ocorrendo uma mudança de concepção onde de executor da política nacional de educação o Estado passa a regulador. É necessário uma maior fiscalização com o propósito de manter um rigor mínimo em relação ao desenvolvimento da formação na modalidade EAD, em especial nos encontros presenciais para que se possam formar profissionais para desenvolverem as suas funções com competência.

Referências


BARRETO, R. G. A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior. Rev. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1299-1318, out.-dez. 2010. Disponível em: < http://www.redalyc.org/html/873/87315816013/ > Acesso em: 10 mar. 2019.

BETTI, M. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Journal of Physical Education, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007. Disponível em: < http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewArticle/3277 > Acesso em: 10 mar. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2005. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm > Aceso em: 03 abr. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.800. Criação da Universidade Aberta do Brasil. Brasília, 2006. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm > Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf > Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm > Acesso em: 10 abr. 2019.

CARVALHO, C. H. A. de. Política para o ensino superior no Brasil (1995-2006): ruptura e continuidade nas relações entre público e privado. Reforma universitária: dimensões e perspectivas. Campinas: Alínea, p. 125-139, 2006. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt11-2337-int.pdf > Acesso em: 15mar. 2019.

MARTINS, U. G.; PIMENTEL, F. C. Reflexões sobre a proposta metodológica do curso de educação física à distância UAB/UnB. Educação Física em Revista, v. 8, n. 3, 2015. Disponível em: < https://bdtd.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/5602/4148 > Acesso em: 15 mar. 2019.

GIOLO, J. A educação à distância e a formação de professores. Educação & Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1211-1234, 2008. Disponível em: > http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a13 > Acesso em: 20 mar. 2019.

LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; DE LORENZI PIRES, G. Saberes e Práticas Corporais na Formação de Professores de Educação Física na Modalidade a Distância. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, n. 3, 2013. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/1316/879 > Acesso em: 20 mar. 2019.

MOON, B. O papel das novas tecnologias da comunicação e da educação à distância para responder à crise global na oferta e formação de professores: uma análise da experiência de pesquisa e desenvolvimento. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, 2008. Disponível em: < https://www.redalyc.org/html/873/87314209008/ > Acesso em: 20 mar. 2019.

RIZEK, C. S.; DE OLIVEIRA, F.; BRAGA, R. Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. Boitempo Editorial, 2015.

Texto completo: PDF