Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PEDAGOGIA GRIÔ E A EDUCAÇÃO FÍSICA: BORDANDO PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM UMA MULHER, MÃE E PROFESSORA
Gabriela Nobre Bins, Vicente Molina Neto

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões acerca do processo de formação de uma mulher, mãe e professora, oriundos da pesquisa de doutorado:“Tecendo saberes, tramando a vida - a Educação Física e a Pedagogia Griô: uma experiência autoetnográfica de uma professora de educação física na RME POA”. A partir de uma autoetnografia e de grupos de discussão refletimos sobre os impactos da formação em Pedagogia Griô e da autoetnografia como um processo formativo na prática docente e na vida dessa professora.

Referências


ACOSTA, Alberto. O Bem viver – uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução: Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia, Elefante, 2016.
BINS, G. N. 2020. Tecendo saberes, tramando a vida - a Educação Física e a Pedagogia Griô: uma experiência autoetnográfica de uma professora de educação física na RME POA. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano), Escola de Educação Física, Universidade de Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
CAVALCANTE, Ruth; GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Educação Biocêntrica: ciência, arte, mística, amor e transformação. Fortaleza: Edições CDH, 2015. 312 p.
ELLIS, C.. Preface – Carrynig the torch for autoethnography. In: JONES, Stacy. Holmes.; ADAMS, Tony. E.; ELLIS, Carolyn.. Handbook of Autoethnography. Walnut Creek: Left Coast Press, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KUSCH, R. (1999). América Profunda. Buenos Aires: Biblos.
MACHADO, Vanda. Prosa de Nagô – educando pela cultura. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2017.
MOTTA, P. M. R. da; BARROS, Nelson F. Resenha: Handbook of autoetnography. Jones Stacy Holmes, Adams Tony E, Ellis Carolyn., editors. Walnut Creek: Left coast press (coleção queer). Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, ano 6, p. 1337-1340, jun./2015.
PACHECO, L. Pedagogia Griô: A reinvenção da roda da vida. Lençois, Bahia, 2006.
RAMOSE, Mogobe. Sobre a legitimidade e estudo da filosofia africana. In: Ensaios Filosóficos, v. IV, out./2011, p. 9-25. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2020.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SPRY, T. Performing Autoethnography: an embodied methodological praxis. Qualitative Inquiry. n.7, 706-732, 2001.

Texto completo: PDF