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Escola, Recreio, Lazer e Formação Humana
Última alteração: 2021-12-03
Resumo
O presente trabalho é fruto da pesquisa qualitativa que culminou no TCC de graduação intitulado "Recreio, Lazer e Juventudes: o recreio como possibilidade de fruição das práticas de lazer na escola" que teve como objetivo investigar as práticas de lazer realizadas no tempo/espaço do recreio por jovens de 14-16 anos de uma escola pública de Belo Horizonte, através da observação, questionários e entrevistas. Na pesquisa se identifica o recreio como um momento de emergência de práticas de lazer, mas também como tempo/espaço de tensões, relações de poder e cerceamento na escola. Assim, se indica a urgência de considerar o recreio como tempo/espaço de direito ao lazer e à formação humana intencional.
Referências
ANDRADE, S.M.B. O recreio escolar como uma experiência de lazer da criança: Entre o dito e o não-dito, o brincar e o trabalhar em uma escola pública de Curitiba/PR. Dissertação (Mestrado) - curso de Pós-Graduação em Educação, UFPR, Curitiba, 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº. 11/2010, de 7 de julho de 2010. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, Brasília. 2010.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p.136-161.
FANTONI, A.; SANFELICE, G. R. Tempo e espaço para brincar: considerações acerca do recreio escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 169-186, jan-mar 2018.
GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. RBEL, v.1, n.1, p. 3-20, jan-abr. 2014.
PARENTE, C.M. D. A construção dos tempos escolares. Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 135-156, agosto 2010.
PEREIRA, B. Os Espaços de Recreio e a Prevenção do “Bullying” na Escola. In: NETO, C. (Ed.). Jogo e Desenvolvimento da Criança. Cruz Quebrada: MH Edições, 2003, p. 238-257
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