Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE CANOAS/RS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DIFERENTES DOCÊNCIAS
Caroline Maciel da Silva, Simone Santos Kuhn

Última alteração: 2021-09-08

Resumo


A pesquisa objetivou refletir sobre docência, Educação Física e práticas inclusivas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Canoas/RS por meio de um estudo de caso etnográfico. Evidenciou-se o conhecimento e a participação de docentes/discentes no processo de inclusão assim como falhas na criação e aplicação das políticas e semelhanças nos processos pedagógicos das escolas. Há a necessidade de aperfeiçoamento e participação da RME de Canoas como provedor da Inclusão Escolar.

Referências


ANGELUCCI, C. B. A Patologização das Diferenças Humanas e seus Desdobramentos para a Educação Especial. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC, Florianópolis.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Imprensa Oficial, 1988.

CATUNDA, R. Recriando a Recreação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

LOCKMANN, K.; MACHADO, R. B.; FREITAS, D. D. A Inclusão, a escola e a subjetividade docente: analisando o contexto do município de Rio Grande. Educação em Revista. Belo Horizonte: n. 33, 2017.

LOPES, M. C. Inclusão escolar: desarrumando a casa. Jornal NH - Suplemento NH na Escola, Novo Hamburgo (RS), p. 2-2, 12 nov. 2005.

NACIF, M. F. P.et al. Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, Sulina, 2010.v. 22, n. 1, p. 111-124, jan./mar., 2016.

PLETSCH, M. D. O que há de especial na educação especial brasileira? Revista Momento: diálogos em educação. Rio Grande: v. 29, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2020.

SILVA, G. F.; NÖRNBERG, M. Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas). Revista Diálogo Educacional, Curitiba: v. 13, n. 39, p. 651-672, maio/ago. 2013.

Texto completo: PDF