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CINEMA E LAZER: UM ESTUDO DE CASO INTERGERACIONAL
Última alteração: 2021-12-03
Resumo
O estudo de caso analisa o cinema enquanto vivência de lazer para um grupo de pessoas, moradores de uma cidade no interior da Bahia, com faixas etárias e experiências distintas. Para a obtenção das informações foi aplicado um questionário misto, permitindo entender que o cinema, como espaço-tempo de lazer, promove saberes e experiências consideradas exitosas do ponto de vista das sensações, do respeito às identidades socioculturais e as diferentes visões de mundo.
Referências
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1988.
COUTO, D. H. Cinema: sociabilidade e lazer das classes populares em Uberlândia – 1909/1937. DUCERE, 2016
MACEDO, R. S. Pesquisar a experiência compreender/mediar saberes experienciais. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015.
MAGALHÃES, V. D. A importância do cinema como lazer popular e suas formas de inclusão. Trabalho de conclusão de curso. Universidade de São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação. Novembro de 2015.
MELO, V. A. de. O cinema como forma de lazer na cidade do Rio de Janeiro. Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 13, Natal, 2001. Coletânea (em CD-ROM).
SALES, P. C. Cinema, política e arte: a trajetória do Clube de Cinema de Assis (1959-1983). faces da história, Assis-SP, v. 4, nº 1, p. 183-205, jan.-jun., 2017.
SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista
Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 22, dez. 2003. p. 23-32.
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