Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CINEMA E LAZER: UM ESTUDO DE CASO INTERGERACIONAL
Dayane Ramos Dórea, Maria de Fátima Ramos Dórea, Isis Santos Moreira Carvalho, Viviane Rocha Viana

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O estudo de caso analisa o cinema enquanto vivência de lazer para um grupo de pessoas, moradores de uma cidade no interior da Bahia, com faixas etárias e experiências distintas. Para a obtenção das informações foi aplicado um questionário misto, permitindo entender que o cinema, como espaço-tempo de lazer, promove saberes e experiências consideradas exitosas do ponto de vista das sensações, do respeito às identidades socioculturais e as diferentes visões de mundo.

Referências


BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1988.

COUTO, D. H. Cinema: sociabilidade e lazer das classes populares em Uberlândia – 1909/1937. DUCERE, 2016

MACEDO, R. S. Pesquisar a experiência compreender/mediar saberes experienciais. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015.

MAGALHÃES, V. D. A importância do cinema como lazer popular e suas formas de inclusão. Trabalho de conclusão de curso. Universidade de São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação. Novembro de 2015.

MELO, V. A. de. O cinema como forma de lazer na cidade do Rio de Janeiro. Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 13, Natal, 2001. Coletânea (em CD-ROM).

SALES, P. C. Cinema, política e arte: a trajetória do Clube de Cinema de Assis (1959-1983). faces da história, Assis-SP, v. 4, nº 1, p. 183-205, jan.-jun., 2017.

SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista
Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 22, dez. 2003. p. 23-32.

Texto completo: PDF