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CINEMA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Antonio Higor Gusmão dos Santos, Laina Caroline dos Santos Sousa, Paulo Victor Rodrigues Almeida

Última alteração: 2021-12-12

Resumo


INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é relatar um Projeto em que o Cinema foi utilizado como ferramenta educacional. Desenvolvido em uma Unidade Escolar da rede estadual do Maranhão, vinculado ao Subprojeto do Programa Residência Pedagógica do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. A equipe de trabalho executora do projeto era composta por uma preceptora e oito residentes. Justificamos este estudo baseado no pensamento de Lopes e Nobrega (2019) que afirmam que o cinema pode ser compreendido como um instrumento estratégico que possibilita romper com os padrões tradicionais de educação e recriar novos percursos, sendo mediador no processo de ensino-aprendizagem.

ROTEIRO METODOLÓGICO
O projeto iniciou após o diagnóstico de situações delicadas na rotina escolar, as quais motivaram a implementação de uma intervenção pedagógica. Utilizamos como recurso didático a arte cinematográfica, por intermédio da exibição de filmes que apresentaram temáticas como: preconceito, segregação racial, homofobia, conflitos familiares, trabalho em equipe, liderança positiva, superação por meio da educação e a discussão entre gênero e esporte, a proposta também usou a promoção de debates em sala de aula. Houve a exibição de quatro (4) produções: “Duelo de Titãs” (2000), “Para sempre vencedor” (2008), “O menino que descobriu o vento” (2019), e “Menina de ouro” (2004). Estes foram transmitidos em horários ociosos, após as avaliações, e dentro dos conteúdos da disciplina de Educação Física. As sessões abrangeram as classes do ensino fundamental (8º e 9º anos) e ensino médio (3º ano).

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Acredita-se que o Projeto possa ter ressignificado a compreensão sobre as problemáticas suscitadas. Foram realizados registros escritos pelos(as) alunos(as), a partir do roteiro estabelecido, contudo essa estratégia foi utilizada após a primeira sessão do cinema, uma vez que, no momento da discussão sobre o filme, houve a fuga da proposta inicial do debate. A elaboração do roteiro seguiu o mesmo princípio proposto por Dantas Junior (2012), de um documento que tenha o objetivo de nortear as questões a serem observadas para fornecer direcionamento às rodas de conversa. O roteiro nos possibilitou ter a percepção dos(as) alunos(as) em relação aos temas trabalhados. Os questionamentos que surgiram proporcionaram a reflexão sobre a realidade dos(as) mesmos(as), que apontaram em suas falas um novo modo de pensar mais crítico, o que pode propiciar a mudança de atitudes e intervenções em seu convívio social. Devemos destacar que enquanto dificuldades na execução do projeto tivemos a gestão escolar que, inicialmente, apresentou certa resistência, sendo superada com o andamento e participação de todos(as).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto do cinema proporcionou uma experiência diferenciada, para além das aulas dos conteúdos que são propostos pela BNCC , e provocou uma aproximação da cultura da sétima arte como uma proposta metodológica de expressiva apropriação e transformação das aulas de Educação Física. Dessa forma, a linguagem cinematográfica pode ser vivenciada pela comunidade escolar, potencializando descobertas e a reflexão sobre a ação, de forma a contribuir para a formação de cidadãos criativos e críticos na realidade em que se encontram inseridos. Para além disso, sugerimos ainda a inclusão de toda a comunidade escolar como forma de ampliar os debates e solucionar possiveis conflitos.

Referências


DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. ESPORTE E CINEMA: Possibilidades Pedagógicas para a Educação Física Escolar. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, p.67-78, set, 2012;

LOPES, Raphael Ramos de Oliveira; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. CINEDUC: Corpo, Cinema e Educação. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE / VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21. 2019, Natal. Anais.... Natal: SOAC, 2019. p. 1 – 3;

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