Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
“APRENDI A ME AVALIAR” NOTAS SOBRE O APRENDIZADO DO PROCESSO AVALIATIVO
Jhamisson Soares Pereira, Marciel Barcelos

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Objetiva analisar as narrativas de professores sobre suas experiências com avaliação nos estágios supervisionados na formação inicial em educação física. Utiliza o método narrativo, sendo suas fontes produzidas por meio de grupo focal. Evidencia como as práticas avaliativas são negligenciadas nos estágios supervisionados e como o foco do processo avaliativo está centralizado no ensino em detrimento das aprendizagens.

Referências


BARCELOS, M. Práticas avaliativas na educação física escolar: um estudo com professores de Miracema do Tocantins (TO). Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 1-6, 2020.
BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. n.19, pp.20-28 2002.

COSTA, J. R. ; ALCANTARA, R. L. ; BARCELOS, M. . A constituição da prática avaliativa: um estudo a partir dos documentos de estágio supervisionado em educação física. Temas em educação física escolar, v. 5, p. 217-228, 2020.

ESTEBAN, M. T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SANTOS, W.; FROSSARD. M. L.; MATOS, J. M. C.; FERREIRA NETO, A. Avaliação em educação física escolar: trajetória das produções acadêmicas em periódicos (1932-2014). Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 9-22, 2018.

SOUZA, E. C. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014.

SANTOS, W. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005.

Texto completo: PDF