Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA DA CULTURA NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS, REFLEXÕES E RESPEITO!
Fernanda Silva dos Santos, Susana da Rocha Louzada, Ednara Araújo Nepomuceno

Última alteração: 2021-09-02

Resumo


O preconceito racial ainda permeia nossa sociedade e por consequência nossas salas de aula. Em nosso cotidiano escolar nos deparamos com situações de conflitos entre os alunos que nos levam a refletir sobre este tema. Por isso desenvolvemos um projeto para promover uma conscientização acerca da diversidade e a valorização da identidade negra. Tal projeto de pesquisa está em andamento e foi desenvolvido com turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Utilizamos a concepção crítico superadora, pois não se deve apenas satisfazer um discurso pedagógico, mas sim promover a prática da teoria e poder teorizar a prática. A avaliação acontecerá de forma processual, feita através dos bate papos, relatos, fotos, análise do autorretrato e observações.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

BELINKY, TATIANA. Diversidade; ilustrações de Sérgio Fernando Luiz.- São Paulo: Quinteto Editorial, 1999.

Texto completo: PDF