Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS.
Reinaldo Silva da Rocha, Renata Nishimura Guerra Cavalcante, Aguinaldo Cesar Surdi

Última alteração: 2021-09-08

Resumo


Este trabalho tem como objetivo destacar a experiência com o ensino remoto do componente curricular educação física em uma escola estadual da cidade de Natal/RN, em especial as ferramentas pedagógicas e metodologias de ensino utilizadas para atingir os objetivos propostos. Utilizou-se como princípio as Metodologias Ativas e foram desenvolvidas 5 aulas de diferentes conteúdos, utilizando de ferramentas pedagógicas digitais, como os jogos, vídeos, formulários, entre outros.

Referências


BANDEIRA, D. Materiais Didáticos / Denise Bandeira. – Curitiba, PR: IESDE, 2009. 448 p.

BRASIL. Portaria nº 188 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388 Acesso em: 21 de julho de 2020.

MENDES, M. I. B. S.; NÓBREGA, T. P. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, v.12, n.2, p.1-10, maio/ago. 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. COVID-19: Cronología de la actuación de la OMS. Disponível em: https://www.who.int/es/news-room/detail/27-04-2020-who-timeline---covid-19 Acesso em: 20 de julho de 2020.

TORRES, A. L.et al. As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física escolar: A realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. ETD–Educ.Temat. Digit. Campinas, SP. v.18n.1p.198-214jan. /abr. 2016.

Texto completo: PDF