Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Zenólia Christina Campos Figueiredo, Nelson Figueiredo de Andrade Filho, Cláudia Aleixo Alves

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O estudo analisa a intencionalidade de instrumentalização do currículo de formação de professores de Educação Física no Brasil, via Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação. Conclui-se que essa política curricular desconhece os pilares da formação na área, contradiz as próprias políticas de formação de professores, limita a experiência formativa e traz implicações que marcam o retrocesso dos cursos de formação profissional em Educação Física.

Referências


ALMEIDA, F. F. V.; MOREIRA, E. C. A concepção de formação no estágio curricular na licenciatura em educação física: formação acadêmica ou formação profissional? In: O estágio curricular supervisionado da educação física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. Curitiba: CRV, 2020. p. 75-86.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 07, de 31 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de abril de 2004, Seção 1, p. 18.

________. Resolução CNE/CES nº 06, de 18 de dezembro de 2018 Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, p. 48-49.

________. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo, Cortez; 2011.

Texto completo: PDF