Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CURRÍCULO CULTURAL: RESISTIR, AGIR, RESSIGNIFICAR
Welington Santana Silva Júnior, Mário Luiz Ferrari Nunes

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


Nessa pesquisa, analisamos como ocorre a ressignificação, um dos encaminhamentos didático-metodológicos do Currículo Cultural. Por meio da autoetnografia, produzimos um relato de prática, cujo tema foi o basquete. As análises foram realizadas com base nas noções de governamentalidade e contraconduta de Michel Foucault. Os resultados indicam que a ressignificação emergiu nas ações de resistência e consequentemente da contraconduta por parte dos alunos diante das formas de regulação.

Referências


FOUCAULT, M. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GALLO, SÍLVIO. Biopolítica e subjetividade: resistência? Educar Em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. 66, p. 77-94, out,/dez. 2017.

HALL, S. A centralidade da cultura notas sobres as revoluções de nosso tempo. In Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 22, n.2, p. 15-46, 1997.

HALL, S. A questão multicultural. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília: Representações da Unesco no Brasil, p. 51-100, 2003.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da Cultura Corporal. São Paulo: Phorte editora, 2006.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte editora, 2009.

SANTOS, S. M. A. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: autores perspectivas e desafios. Plural, Revista do Programa de Pós graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.24.1, p.214-241, 2017.

Texto completo: PDF