Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS PEDAGOGIAS DO BALÉ NUMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA
Kátia Silva Souza dos Anjos, Mônica Caldas Ehrenberg

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Esse texto é fruto dos devaneios de uma pesquisadora em trânsito, nada muito certo, vários caminhos sendo feitos e muitas descobertas em torno de uma dança e suas pedagogias: o balé. Sigo com uma filosofia em mente e percebo a necessidade de refletir sobre como eu penso e como agenciar tantos materiais e ideias para mover essa pesquisa, ainda em processo de sedimentação, cujo objetivo é descortinar, ou dar a ver, as pedagogias do balé clássico (ou os devires). A metodologia de pesquisa está apoiada numa abordagem qualitativa, tendo a filosofia pós-estruturalista como inspiração, e com a pretensão de utilizar diversos materiais (ou intercessores): entrevistas, imagens, livros etc.

Referências


DELEUZE, G; GUATARRI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol.1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, G; GUATARRI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2010
DELEUZE, G. Os intercessores. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34,1992

Texto completo: PDF