Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ENUNCIAÇÃO DOS SABERES DISCENTES ENQUANTO PRINCÍPIO ÉTICO-POLÍTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURALMENTE ORIENTADA
FLÁVIO DOS SANTOS NUNES

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Esta pesquisa intenciona analisar como docentes, que dizem colocar em ação o currículo cultural de Educação Física, valorizam os saberes dos estudantes ao longo da tematização. Olhando os materiais produzidos no campo a partir dos referenciais adotados, é possível notar que os estudantes expõem suas gestualidades e saberes ao se depararem com um ambiente sensível à escuta. Tal constatação permite inferir que o professor se deixa agenciar pelo princípio ético-político favorecer a enunciação dos saberes discentes

Referências


CASTRO-GÓMEZ, S. Decolonizar la universidad: la hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In.: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org..). El giro decolonial. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Bogotá, 2007.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MIGNOLO, W. D. El pensamento decolonial: desprendimiento y apertura. In.: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Bogotá, 2007.
MIGNOLO, W. The conceptual triad modernity/coloniality/decoloniality. In: MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. On decoloniality: concepts, analytics, práxis. Durham: Duke University Press, 2018.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2008.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física: currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2019.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Coleccion Sur Sur, CLACSO, Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005.
SILVA, T. T.. Documentos de identidade e currículo: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Texto completo: PDF