Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PARA ‘OUVIR OS TIROS’: UMA POSSIBILIDADE DE PROTEGER VIDAS NAS QUADRAS
Leonardo Carmo Santos, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Marcos Miranda Correia, Silvio de Cassio Costa Telles

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


O objetivo foi discutir como a ausência de percepção dos tiros nas quadras pode aumentar a probabilidade de ser alvejado por armas de fogo nas escolas cariocas. Realizou-se uma revisão narrativa de três pesquisas e três matérias jornalísticas sob a temática ‘bala perdida’ e ‘quadra’, que indicou que pessoas não ouvem os tiros nesses espaços. Sugerimos uma saída de baixo custo para mitigar alvejamentos de pessoas nas quadras, que pode ser disseminada para escolas que dela necessitem.

PALAVRAS-CHAVE: exposição à violência; educação física; educação.

Referências


BENEDITO, L. Estudante é morta... O Dia, 30 mar. 2017. Disponível em: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-03-30/estudante-e-morta-dentro-de-escola-em-acari.html. Acesso em: 12 maio 2021.

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CASARIN S.T. et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and health, v.10, n.5, e20104031, 2020

ESTADO DE MINAS. Família de menina... Estado de Minas, 1º abr. 2017. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2017/04/01/interna_nacional,858954/familia-de-menina-morta-no-rio-de-janeiro-questiona-bala-perdida.shtml. Acesso em: 26 mai. 2021.

FOGO CRUZADO. Quase metade das escolas... Fogo Cruzado, 18 abr. 2018. Disponível em: http://fogocruzado.org.br/quase-metade-das-escolas-e-creches-publicas-do-rio-tiveram-tiroteios-disparos-de-arma-no-entorno/. Acesso em: 16 mai. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LISBOA, V. Jovem morta em escola... Agência Brasil, 31 mar. 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/jovem-morta-em-escola-do-rio-sonhava-em-ser-atleta, . Acesso em: 12 maio 2021.

REDES DA MARÉ. Direito à segurança pública 2019 (Boletim). Rio de Janeiro: Redes de Desenvolvimento da Maré, 2019. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/BoletimSegPublica_2019.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

SANTOS, L. C..; SILVA, C. A. F. Consequências da violência armada carioca para as aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26036, p. 1-14, 2020.

SANTOS, L. C. Entre as culturas do corpo, da escola e do conflito: diálogos da educação física em uma escola conflagrada. 2015. 147 p. Dissertação (Mestrado) – Curso Ciências da Atividade Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física, UNIVERSO, Niterói, 2015.

WILLADINO, R. et al. Perspectivas para a prevenção das violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia. 1 ed. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2021.

ZALUAR, A. Pesquisa domiciliar de vitimização na cidade do Rio de Janeiro – 2005-2006. Rio de Janeiro: Nupevi/IMS/UERJ, 2006.

ZALUAR, A. Os medos na política de segurança pública. Estudos avançados, v. 33, n. 96, p. 7-22, 2019.

Texto completo: PDF