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REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE IOGA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA UP IEMA-CODÓ: UM DIÁLOGO COM BRACHT E A PSICOLOGIA ANALÍTICA DE JUNG
Rafael Carlos Araújo da Silva, Antônia Bianca Falcão Silva, Ida Kalyne Simplício Ferreira

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, cujo ponto de partida foram as questões suscitadas na prática pedagógica com a disciplina eletiva Yoga: uma viagem interior, oferecida aos estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA – Unidade Plena de Codó. O objetivo foi compreender como a prática do yoga pode contribuir para a formação de sujeitos críticos, autônomos e solidários nas aulas de Educação Física. Para tanto estabelecemos um diálogo entre os apontamentos de Bracht (1996) sobre a educação física crítica e abordagem junguiana do yoga. Concluímos, com base nos conceitos junguianos de Self e Individuação, que a inserção do yoga nas aulas de educação física é favorável a formação de sujeitos mais empaticos, críticos e solidários.

Referências


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