Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENTRELAÇAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Fabyana Soares de Oliveira, Sára Maria Pinheiro Peixoto, Ana Aparecida Tavares da Silveira, João Paulo Vicente da Silva, Maria Aparecida Dias

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


Com o objetivo de apresentar uma formação continuada na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, com base na prática da pesquisa-ação colaborativa, que envolveu professores de Educação Física e um coordenador. Os encontros formativos possibilitaram desconstruir paradigmas sobre a pessoa com deficiência, viabilizando a reflexão sobre o fazer pedagógico e a prática inclusiva nas aulas de Educação Física.

Referências


CHICON, J. F.; CRUZ, G. C. Formação continuada e educação física: analisando a inclusão na escola. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (Org.). Ação profissional e inclusão: implicações nas práticas pedagógicas em educação física – Vitória : EDUFES, 2017.

DANTAS, D. C. L. Alunos com deficiência intelectual em salas de aula de ensino regular: o que pensam os professores? In: SILVA, L. G. S.; ALVES, J. F. (Org.). Formação continuada em educação inclusiva [recurso eletrônico]: saberes, reflexões e práticas – Natal, RN: EDUFRN, 2017.

DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Trad.: Michel Thiollent. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBIAPINA, I. M. L. M.; Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. – Brasília : Líber Livro Editora, 2008.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação – Lisboa : Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-10085. p. 13-33. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em abril de 2019.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas.3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VIEIRA, F. B. A. Formação continuada na perspectiva educacional inclusiva: um espaço para reflexão e proposição de ações. In: Formação continuada em educação inclusiva [recurso eletrônico]: saberes, reflexões e práticas/ SILVA, L. G. S.; ALVES, J. F. (Organizadores). – Natal, RN: EDUFRN, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui. Acessado em maio de 2019.

Texto completo: PDF