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SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNAMENTAL
PAULO VITOR DA SILVA COSTA, Alvaro Rego Millen Neto

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


Caracterizada como uma pesquisa documental, com uma abordagem exploratória, descritiva e natureza qualitativa, o presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem da Saúde no contexto da Educação Física do Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (RCMAIEF) da cidade de Salvador/BA. Foi realizada uma análise temática a partir da busca pela unidade de registro “saúde” no RCMAIEF na tentativa de desvendar o conteúdo implícito no texto. A partir dessa análise, foi permitido reconhecer que a saúde se apresenta na Educação Física como um tema inerente a todas as práticas. O contexto da Educação Física no RCMAIEF abrange três diferentes perspectivas para a temática: o Autocuidado; a Saúde Coletiva; a Aptidão física e Saúde. Outras perspectivas da Saúde foram encontradas ao longo do referencial, que embora não estejam contempladas no contexto da Educação Física, foram abordadas no estudo, a Saúde como Direito e Ambiente e Saúde.

Referências


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