Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Usos técnicos do corpo na dança: o que a sapatilha de ponta tem a dizer?
João Paulo Marques, Janete Cristina da Silva

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Neste trabalho tecemos considerações acerca de questões percebidas quando questionamos técnicas do corpo na dança a partir do acontecimento Marie Taglioni. Por meio de incursões teóricas e do questionamento da técnica da sapatilha de ponta, ilustramos transformações no cenário da dança clássica, impulsionadas por esse acontecimento. Além disso, indicamos questões relevantes para estudos aprofundados a respeito dos usos/das técnicas do corpo que/na dança.

Referências


CARDOSO, I. A. R. Foucault e a noção de acontecimento. Tempo Social, São Paulo, v. 7, n. 1/2, p. 53-66, 1995.

DISCHINGER, M.C.T et al. Contribuição ao estudo de uma metodologia para a seleção de materiais em sapatilhas de ballet. Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2009, Bauru-SP, Anais... Bauru: UNESP, v. 5, s/p.

GONÇALVES, M.C; VAZ, F. A. Dor, Domínio do Corpo, Conformações Subjetivas: um estudo sobre o balé. Revista Impulso, Piracicaba, v. 21, n. 51, p. 85-95, 2012.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

PUOLI, G. G. O balé no Brasil e a economia criativa: evolução histórica e perspectivas para o século XXI. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, 2010.

TOLEDO, D. O conceito de inovação aplicado à análise da relação produto/uso: O caso da sapatilha com ponta do balé clássico. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.

SCHMIDT, C.; SOUZA, F. G. L.; SILVA RAMOS, E. Um estudo ergonômico sobre o uso da sapatilha de ponta em bailarinas clássicas. 2016. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/230/101-Um_estudo_ergonYmico_sobre_o_uso_da_sapatilha_de_ponta_em_bailarinas_clYssicas.pdf. Acesso em: 27 de maio de 2021.

Texto completo: PDF